Fapesc vai ter espaço no Pollen Parque para atendimento focado na Região Oeste

*Christiane Lise

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) vai ter um espaço físico no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó. O objetivo é propiciar um atendimento presencial para os atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da região Oeste, a mais afastada da sede em relação à distância.

Na quarta-feira, 18/08, foi firmado um Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fapesc e a Unochapecó, que faz a gestão do Centro de Inovação da região. O documento foi assinado pelo presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen, e pelo pelo reitor da universidade, professor Claudio Alcides Jacoski. A previsão é de que o espaço comece a funcionar ainda em agosto ou no início de setembro.

“A Fapesc, dentro de uma missão estabelecida pelo governador Carlos Moisés, tem buscado se aproximar de todas as regiões e de todos os atores de Santa Catarina”, afirma  Holthausen. “E uma das ações de aproximação, principalmente devido à dificuldade de deslocamento e à distância do Oeste, é propiciar um espaço físico de atendimento. Vamos fazer a interlocução com as universidades, com os pesquisadores, com as empresas e com o poder público identificando dúvidas que possam ser tiradas presencialmente e em conjunto com nossa equipe de Florianópolis.” É a primeira vez que a fundação terá atendimento presencial fora da sede em Florianópolis.

Segundo Holthausen, inicialmente será contratado um coordenador de projetos para atuar no espaço. A ideia também é que, periodicamente, o presidente da fundação esteja no local para realizar o atendimento, não só dos atores de CTI de Chapecó, mas dos das outras cidades da região, como Joaçaba e Caçador.

“Nós estamos próximos de todos os Centros de Inovação de Santa Catarina, que é uma política de Estado. Mas pensamos ser importante estar presentes fisicamente no Oeste”, explica Holthausen. “É um espaço que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável também vai utilizar quando estiver com a equipe no oeste”.

O professor Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó, ressaltou a importância da aproximação. “A questão da distância é um fator histórico para o Oeste, situação essa que torna alguns processos mais difíceis para a nossa região. Por isso, essa vinda da Fapesc para Chapecó, para dentro do Parque, tem um valor inestimável. A nossa alegria e expectativa são grandes, pois esses canais que já estão abertos, a parceria que já existe entre a Universidade e o Pollen, com a Fapesc, vão melhorar ainda mais e nos ajudar no desenvolvimento da região e de melhoria das condições do desenvolvimento da pesquisa e inovação.”

O diretor do Pollen Parque, Rodrigo Barichello, salientou a importância da iniciativa para a região. “Ter um espaço físico da Fapesc no Pollen Parque acena para a descentralização das atividades físicas, favorecendo para um olhar específico para o oeste de SC e suas demandas. Isso é de extrema importância, pois a Fapesc cumpre seu importante papel de promotora do ecossistema catarinense de CTI, integrando os principais centros de pesquisa do Estado de Santa Catarina. Uma conquista importante para a região, para os empreendedores e pesquisadores.

Pollen Parque abriu oficialmente nesta semana – desde maio as empresas estavam operando no estado. O espaço começou dentro da Unochapecó e ganhou corpo com missões à Espanha nos anos de 2010 e 2011, em parceria com universidades e o Governo de Santa Catarina, que atuaram na composição do projeto dos Centros de Inovação. Implantado em dezembro de 2012, a obra foi concluída e entregue em dezembro de 2020. A estrutura foi idealizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Prefeitura de Chapecó. A gestão do espaço é de responsabilidade da Unochapecó pelos próximos 20 anos.

*Jornalista - Unochapecó

Colaborou Maurício Frighetto, assessor de imprensa da Fapesc