Feijoada de Gastronomia ocorre na próxima quarta-feira (13/11)

Texto Ana Vertuoso*

Quando pensamos em comidas típicas brasileiras, a feijoada é a primeira que passa pela mente de muitas pessoas. Esse prato já virou um símbolo nacional apreciado em todos os cantos do país, e aqui na Uno não é diferente. Por isso, a Feijogastro, produzida por acadêmicos do curso de Gastronomia da Unochapecó, terá a sua 4ª edição na próxima quarta-feira (13/11). Devido a grande procura, a edição deste ano possui uma grande novidade: a feijoada vegana.

Ao todo, serão produzidas 700 porções de feijoada normal, mais 100 porções veganas. Elas serão distribuídas no Jardim das Artes, a partir das 18h. A aquisição dos ingressos poderá ser feita na Livraria Universitária, até o dia 12 de novembro, por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis. Os produtos arrecadados serão doados para uma instituição da cidade, que será decidida pelo colegiado do curso.

A atividade, que está se transformando em uma tradição na Universidade, é elaborada todos os anos com base no que os estudantes aprendem na disciplina de 'Cozinha Brasileira'. Durante o semestre, acadêmicos realizam uma prévia do evento para testar quantidades e ingredientes, e agora, estudantes de todas as turmas e professores, além de egressos do curso, irão participam da produção das feijoadas.

A acadêmica do 4º período, Luana Dalla Rosa, que já participou de outras edições do evento, acredita que esse ano será melhor ainda. "Estamos com expectativas bem boas. Tivemos muito sucesso na edição do ano passado, então, a nossa ideia é que, a cada ano, esse evento lindo que é a Feijogastro cresça um pouquinho mais. O evento em si possui uma ideia chave muito bonita, que é juntar a gastronomia com a solidariedade e fazer as duas andarem lado a lado".

De acordo com a coordenadora de Gastronomia, professora Simone Cervini, a união de tantos estudantes é o que torna a experiência em algo muito positivo. "A Feijogastro proporciona a integração entre turmas e professores, além da elaboração de uma refeição em grande quantidade, o que é importante na formação deles. Sem contar o cunho social por ser beneficente", completa.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Gastronomia