Minha Uno
Menu Busca

Feira da agricultura familiar e artesanato é inaugurada na Uno

Comunidade

Texto Ícaro Colella*

 

O Jardim das Artes da Unochapecó é um lugar bonito, arborizado e confortável. E agora, nas terças-feiras, quem passa por lá das 16h às 21h, pode desfrutar de uma novidade. A Feira de Agricultura Familiar e do Artesanato Dom José Gomes, que iniciou ontem (24/09) trouxe um toque caseiro e um sabor natural que se misturavam com a simpatia e o sorriso no rosto de quem vendia e de quem comprava. A inauguração da Feira chegou junto com a primavera e trouxe muito mais cores e cheiros para a Universidade. Além de proporcionar mais qualidade de vida para quem consome, os produtos comercializados não pesam quase nada no bolso. A Feira também tem parcerias com feirantes que trouxeram artesanatos, inclusive indígenas.

Além dos alimentos, os feirantes também trouxeram artesanatos

Não fazia nem sequer uma hora do início da feira, as luzes ainda estavam sendo montadas, e o movimento já era tanto que alguns produtores haviam vendido todos seus produtos. A Feira da Agricultura Familiar da Uno confirmou todas as expectativas. Estudantes, técnicos administrativos, professores e a comunidade em geral estiveram presentes e o principal objetivo de fomentar a agricultura familiar na Universidade, possibilitando a inclusão produtiva e renda, se tornou possível. "Estamos muito felizes com a adesão das pessoas, tendo esse como um espaço de acesso à alimentação, produtos saudáveis, agroecológicos e que também podem contribuir com a qualidade de vida da nossa comunidade acadêmica", destaca o técnico de extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Juliano Fossá. 

Para Paola Batista Cassol, feirante de Planalto Alegre, poder vender na Feira é ir além de conseguir comercializar produtos e escoar a produção local. Para ela, essa ação traz a educação ambiental para os estudantes e a comunidade em geral. Na feira, Paola trouxe morangos, amoras agroecológicas sem agrotóxicos, ervas medicinais e aromáticas, além de algumas hortaliças e verduras. "É muito bom inserir esse meio da agroecologia na Universidade, e consequentemente, ampliar o pensamento dos consumidores, a partir do conceito de quando a gente consome um alimento natural, agroecológico, ele não é só um alimento, mas sim um cuidado com o meio ambiente, um cuidado com a saúde de forma integral", ressalta.

Outro feirante que estava satisfeito com a Feira foi Nédio Carraro, de Guatambu. Ele produz e comercializa produtos derivados do leite, como iogurtes e queijos. Nédio acredita que a Feira vai ser um sucesso e que as pessoas irão ter o hábito de comprar produtos mais saudáveis nas terças-feiras. "A expectativa é a melhor possível. Nós já trabalhamos com feiras no centro da cidade e agora nesse espaço, aberto para comercializar produtos da agricultura familiar. Aqui se abrem novos caminhos, novos horizonte e eu vejo a Uno como um campo promissor". 

Uma das pessoas que compraram na feira foi Milta Morona, que veio a convite do sobrinho conhecer o espaço e saiu com as sacolas cheias. Ela mora em Chapecó e sempre que pode faz compras em feiras orgânicas. Milta destaca que a feira surpreendeu pela organização e pela variedade de produtos ofertados. "Eu achei esse espaço da feira muito bom, tem muita verdura, fruta, tudo fresquinho e com um preço bem acessível", completa. 

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Itcp
feira
Artesanatos
Alimentos saudaveis

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image