Fotografias mostram a liberdade do ser na Galeria da Unochapecó

Texto Bruna Brum*

A  poesia do viver, de ações cotidianas, do ser e do estar são pontos abordados pelas fotografias do artista Marcelo Moreno, que entraram em exposição nesta quarta-feira (18/04) na Galeria Agostinho Duarte, da Unochapecó. A obra, intitulada a "A liberdade possível", mostra cenas singulares da vida dos fotografados.

São 10 fotografias que compõem a exposição e foram, segundo Moreno, inspiradas no livro "Liberdade Possível", do autor Flávio Gikovate. "O livro trata especialmente da condição humana e dos conflitos gerados pela existência. Conflitos universais", conta o artista.

Marcelo é médico há 20 anos, pesquisador e professor universitário nos cursos de Medicina da Unochapecó e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ele está há 16 anos em Chapecó como mastologista e cirurgião oncológico. Porém, a paixão pelos retratos começou há 18 anos, após participar de um curso de fotografia analógica em Porto Alegre. Depois, participou de um concurso fotográfico, onde foi premiado. A experiência foi o que incentivou e impulsionou o médico a desenvolver mais a arte de fotografar.

Esta é a quarta exposição do artista que prefere fotografar o cotidiano humano e as cenas da natureza. Para ele, é sempre um despertar de sentimentos. "Sempre é emocionante estruturar uma exposição. Desde o planejamento e o projeto, além da escolha das fotografias de acordo com a temática", explica. Para realizar o evento, Marcelo teve auxílio e curadoria de Joseana Stringini da Rosa, Henrique Telles Neto e profissionais da gráfica parceira da exposição. As outras mostras do artista retrataram o cotidiano da Bolívia e do Peru, a singularidade de portas e janelas, chegadas e partidas.

* Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Exposicao