Fundeste/Unochapecó comemora cinquentenário de forma diferente e histórica

Comunidade

Texto Jessica De Marco*

Sexta-feira (03/07) foi dia de comemorar os 50 anos da Fundeste/Unochapecó de um jeito diferente. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, o evento alusivo ao aniversário da Instituição teve que acontecer de forma remota. Se fosse uma solenidade presencial, teria sido com o Salão Nobre lotado, já que durante a transmissão foram mais de 400 pessoas acompanhando de forma simultânea. A frase 'longe dos olhos, mas perto do coração', nunca fez tanto sentido.

“Foi um evento diferente do que imaginávamos no início do ano, mas não menos marcante. Conseguimos, mesmo no formato virtual, lembrar daqueles que construíram esta linda história de desenvolvimento da nossa região. Espero que todos tenham gostado pois foi realizado com um grande sentimento de gratidão a todos que, como nós, acreditam que o conhecimento é o que faz os seres evoluírem. Estamos felizes pela nossa Unochapecó, assim como por toda a comunidade regional”, comenta o reitor, professor Claudio Jacoski.

Para o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, o evento conseguiu traduzir exatamente a essência da Unochapecó, mesmo acontecendo de maneira remota. “Foi um evento muito bem organizado e objetivo, que traduziu efetivamente as características de qualidade e desenvolvimento da Unochapecó na comunidade de todo o Oeste, mostrando suas capacidades e a excelência no ensino, que contribuem para o crescimento de toda a região”, acrescenta.

Lançamento

Durante o evento, foi lançado o e-book ‘A Fundeste e o ensino superior no Oeste Catarinense: 50 anos de história’. Com organização de Mirian Carbonera e André Luiz Onghero, do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), o livro aborda a trajetória do ensino superior na região, partindo da caminhada histórica da Fundeste, a primeira fundação criada com o objetivo de ofertar cursos de ensino superior no Oeste. Essa trajetória levou à construção da Unochapecó, a partir da qual foram criados o Instituto Goio-En e a Farmácia Escola.

O livro possui seis capítulos e é resultado de pesquisas feitas em documentos, leituras, encontros e traz diferentes olhares sobre a história da Fundeste. Segundo Mirian, a ideia foi produzir um livro que não fosse apenas para a comemoração dos 50 anos da Fundeste. “Ele aborda desde o contexto histórico da época da implantação; os diferentes momentos; sua contribuição não somente no ensino, mas também na extensão e pesquisa; fatos marcantes ao longo desses 50 anos e também os desafios e perspectivas impostos às universidades, em especial às comunitárias. A obra conta, ainda, com 32 imagens históricas e recentes, mostrando as mudanças no espaço físico e um pouco das atividades desenvolvidas”, completa.

Mensagens

Inúmeras autoridades e entidades parceiras agradeceram o convite para acompanhar o evento e manifestaram seu apreço à Instituição. Foram várias as mensagens recebidas, que serão destacadas de forma resumida abaixo como forma de eternizá-las aos 50 anos da Fundeste/Unochapecó.

“O Reitor da Uniplac, Professor Kaio Henrique Coelho do Amarante, registra cumprimentos a toda comunidade acadêmica da Unochapecó, pelos 50 anos de história, sucesso e grandes conquistas na área do ensino superior”.

“Parabenizamos, desejamos sucesso e ótimos negócios, que a Fundeste/Unochapecó se solidifique cada vez mais e continue criando oportunidades (Associação Comercial e Industrial de Concórdia)”

“Dizer da importância em poder comemorar eventos referentes à educação, sendo ela a base para todo o conhecimento e desenvolvimento cognitivo e pessoal do ser humano (Ada de Lucca, deputada estadual)

“Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a Unochapecó por tão importante momento, não temos dúvida que são 50 anos de dedicação e empenho na oferta de ensino superior de qualidade para a região onde está inserida. A equipe da Unifebe enseja votos de sucesso em todas as atividades que ainda serão desenvolvidas”.

“A pedido do Reitor em exercício da UFFS, prof. Gismael Francisco Perin, parabenizamos pelos 50 anos da Fundeste/Unochapecó”.

“Em nome da diretoria da FAPESC receba nossos sinceros e efusivos comprimentos pelos 50 anos de sucesso. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo a toda sociedade catarinense. Desta forma queremos parabenizar idealizadores, reitores,professores, colaboradores e alunos que ajudam e ajudaram a construir a história da Unochapecó, levando seu nome e de Santa Catarina para todo o país. Não é por acaso que é considerada uma das maiores e mais importantes Universidades Comunitária do Estado de Santa Catarina. Ressaltamos também, com grande orgulho nossas parcerias já firmadas entre a Unochapecó e FAPESC, que com certeza trouxeram grandes resultados e que ainda muito poderá contribuir para os ecossistemas de pesquisa e inovação de nosso Estado”.

“Aproveito o ensejo para parabenizar referida instituição de ensino pela trajetória e empenho em prol da educação (Nilso Berlanda, deputado estadual)”.

Assista a transmissão online de comemoração aos 50 anos da Fundeste/Unochapecó.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Fundeste