Futuros acadêmicos e familiares conhecem os cursos e a estrutura da Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Nem precisava pedir se Talía Souza Machado tinha certeza do curso que escolheu. De longe o brilho nos olhos entregavam. Cada detalhe dos laboratórios que conheceu foi observado com atenção, por ela e pelos pais, que acompanharam a visita para conhecer de perto a futura segunda casa da filha. Talía optou pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e visitou a estrutura da Universidade durante o Tô na Uno. A ação aconteceu na segunda (10/12) e terça-feira (11/12) e foi aberta também para familiares. O objetivo é aproximar as pessoas do ambiente universitário e da área de interesse, antes mesmo do ingresso.

wr343"Eu conheço a Unochapecó desde pequena porque acompanhava minhas irmãs que também estudaram aqui, e sempre tive vontade de estudar na Uno. A Universidade oferece uma estrutura muito boa, os laboratórios são referência e os professores ótimos", comenta a futura estudante. Os pais fizeram questão de realizar a visita com a filha e tiraram todas as dúvidas a respeito da profissão que Talía escolheu. "Meus pais ficaram impressionados com o tamanho da Universidade e principalmente com o grande leque de oportunidades que são oferecidas aos acadêmicos".

rewrrewMas não precisa estar matriculado ou necessariamente querer estudar na Unochapecó para conhecer um pouco mais sobre os cursos disponíveis na Instituição. Rafael Chiamenti Pedroso, por exemplo, ainda não tem certeza se vai ingressar no ensino superior no próximo ano, mesmo assim fez questão de conhecer o curso que tem o sonho de realizar: Jornalismo. "Eu amo escrever, é uma das formas que me sinto conectado com o mundo. E esse prazer de ver outras pessoas se identificando com os textos, elogiando, gostando e pedindo mais é inexplicável. Além do mais, trabalhar com informações, casos investigativos, conseguir fazer coberturas de eventos, estar sempre em contato com histórias, trabalhar com mídias visuais são coisas que eu gosto e me identifico. Visitando a Unochapecó, não tive mais dúvidas, Jornalismo é meu curso".

Dois dias de visitas

rewrrf

No primeiro dia de visitas (10/12), os participantes puderam conhecer os cursos das áreas de Ciências Exatas e Ambientais e Ciências Sociais Aplicadas. No segundo (11/12), foi a vez dos futuros acadêmicos e seus familiares visitarem os cursos da Humanas e Jurídicas e da Saúde.

Ketlin Schmitt conheceu a estrutura do curso de Direito. Ela tem 28 anos e estuda para concurso público, por isso se apaixonou pela área. "Amei a visita, a recepção, o acolhimento. Fiquei encantada pela Unochapecó. Confesso que não tinha dúvidas quanto a escolha do curso, mas pela escolha da Universidade. E agora eu sei que é isso que eu quero. Fazer Direito na Unochapecó", comenta.

ererw

Assim como ela, Eduarda Bianchessi esteve na Universidade no segundo dia do Tô na Uno. Mas ela conheceu o curso de Fisioterapia, que tem interesse em cursar. "Optei pelo curso mais pela ampla possibilidade de especializações, mas sempre achei uma área muito boa por me interessar pela saúde das pessoas e estar sempre querendo ajudar a melhorar a mesma". Ela adorou a iniciativa da Universidade de apresentar o ambiente universitário antes de ingressar no ensino superior. "Achei muito bacana essa iniciativa pois assim consegui conhecer melhor o curso e o espaço".

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão Rodrigues, lembra que esse é um projeto muito importante, que demonstra a preocupação da Universidade com os jovens e seus familiares, independente se optarem por estudar na Uno. "É um momento para tirar as dúvidas e de acolhimento nessa etapa fundamental de suas vidas", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade