Minha Uno
Menu Busca

Galeria da Unochapecó recebe exposição de artista carioca

Cultura

Texto Ícaro Colella*

 

Diferentes formas geométricas que se misturam, parecem triângulos, quadrados, retângulos, mas dispensam a simetria em sua composição. A ausência de regularidades é o que permeia a exposição da artista plástica carioca, Mozileide Neri Barbosa, na exposição denominada 'Geometria Híbrida', que estará disponível para visitação, na Galeria Agostinho Duarte da Unochapecó. A vernissage acontece amanhã (03/09), às 19h, e contará com a presença da artista. 

Todas as obras são acompanhadas por descrições em braille

A exposição é formada por 15 obras distribuídas na galeria, sendo 12 xilogravuras sobre papel e três obras táteis, formadas por colagens geométricas de madeira, papelão e couro sobre papel que fazem referência às matrizes das xilogravuras. Essas obras táteis integram a composição e convidam os observadores a tocar e sentir, com a ponta dos dedos, as texturas e formas. As fichas técnicas estão em dupla leitura, português e braille, assim como o texto sobre a exposição. "É uma exposição acessível para todos os públicos. Os materiais podem ser tocados pelo público com deficiência visual e também pelo público vidente. A ideia é que todos possam fazer uma experiência tátil com as obras", ressalta a artista. 

A composição da exposição foi pensada a partir das possibilidades de cada xilogravura, seja em relação à cor, formas, movimento, sombras e sobreposições, até o resultado final da montagem. A galeria recebe uma mostra que não é tão comum ser encontrada na região, e forma um ambiente que desperta a curiosidade de quem entra e permite a múltipla leitura e interpretação entre as formas impressas. 

Mozileide está na sétima exposição em Santa Catarina. Ela já exibiu suas obras em Indaial, Timbó, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. As criações da artista chegaram a Chapecó em 2015 e foram expostas na Agostinho Duarte, entretanto, ela não conseguiu realizar a montagem nem participar da abertura. Dessa vez, Mozileide estará presente e está animada para ver as reações do público ao entrar em contato com seu trabalho. "Estou muito feliz com a possibilidade de conhecer mais uma cidade catarinense, estado que gosto muito. Espero que as obras despertem curiosidade e que os observadores encontrem outras formas geométricas e se divirta muito nessa experiência", finaliza. 

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image