Minha Uno
Menu Busca

Grande Reportagem foi tema do evento do curso de Jornalismo com Ângela Bastos

Educação

* texto: Emily Bueno

Dando continuidade às ações comemorativas dos 25 anos do curso de Jornalismo da Unochapecó, ocorreu na última quarta-feira (30), no auditório do Pollen Parque, uma aula magna com a repórter Ângela Bastos. O evento, que iniciou com a apresentação da acadêmica Júlia Mocellin de Carvalho, contou também com a mediação da jornalista e egressa da Unochapecó, Carol Bonamigo, tendo como enfoque principal a grande reportagem. 

O coordenador do curso, professor Francesco Flávio da Silva, destaca que ações como essa proporcionam aos estudantes o contato com técnicas diferentes, assim como experiências e conhecimentos novos. "Buscamos sempre trazer profissionais qualificados, experientes, que fazem muito bem seu papel como jornalistas, como forma de inspirar e também expandir os horizontes dos futuros profissionais", afirma. 

Francesco comenta que a reportagem, assim como a grande reportagem, exigem muitas técnicas, ética com o tema abordado, além de uma pesquisa extensa, desafiando o jornalista a se superar. "São muitas as reportagens que mudaram o curso da história de diversas nações e indivíduos, e que contribuem para o desenvolvimento em praticamente todas as áreas, além da justiça social", assina. 

Para a acadêmica do primeiro período, Samara Vitória Baldoino, participar do evento foi fantástico. "É uma experiência surreal conhecer profissionais como a Ângela, que são apaixonados pelo que fazem e que deixam isso transparecer nos seus trabalhos", declara. Samara comentou ainda que, às vezes, durante a graduação, os estudantes sentem-se distantes da realidade da profissão, e essa ação promovida pelo curso consegue aproximá-los.

"Esse evento fez com que eu me sentisse lá no lugar da Ângela, conversando com aquelas pessoas, tendo aquelas ideias. Foi fundamental para tirar um pouco a mente daquela ideia de 'ah a faculdade é prova, trabalho, entrega' e enxergar que é uma jornada muito linda e importante", frisa.

No desenrolar da aula magna, Ângela Bastos relatou para o público presente um pouco de sua jornada dentro da área da grande reportagem. Exibiu suas reportagens mais prestigiadas e mostrou detalhes dos bastidores, como por exemplo, como ela chegava até a pauta, seus enfoques e o cuidado que tem com suas matérias. "Eu faço roteiros, tento roteirizar o máximo possível. Como eu citei antes, a grande reportagem é como um filho, então eu fico o máximo que eu posso em cima", argumenta a jornalista. 

A repórter contou que a partir de uma das  reportagens que exibiu, "O amor é cego", teve ideia para outra reportagem também muito tocante: "O mar de Theo". Esta emocionou quem estava presente, como a estudante Samara.

"Particularmente a história do Mar de Theo me deixou muito comovida. Todo o caminho que a Ângela percorreu até chegar nessa matéria foi muito interessante, ela explicou que foi quase um efeito dominó de outros acontecimentos que a fez pensar na pauta", salienta. 

Ângela compartilhou suas experiências dentro do mercado de trabalho jornalístico além da grande reportagem e deu dicas para os acadêmicos que desejam trilhar o mesmo caminho que ela. O egresso Rafael Chiamenti Pedroso, acrescenta que a repórter influenciou sua carreira, que conhecer a mesma, o processo de construção dela, de suas pesquisas e escrita das reportagens foi crucial. "Me inspirei nela como uma forma de construir minha grande reportagem multimídia para o TCC, e nesse evento vi a oportunidade de conhecer ela e poder ouvir mais de perto sobre sua carreira", diz. Rafael conta que gostou do evento, pois pode ouvir a jornalista e seu processo produtivo, suas histórias. "Foi positivo para entender como funciona a dinâmica da grande reportagem", finaliza.

Após a aula magna, o público pode fazer perguntas para a palestrante, sob a mediação da jornalista Carol Bonamigo. 

* estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalismo Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Grande reportagem
Ciclo de palestras
Aula magna
Acin jornalismo

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image