GTAGRI, PPGTI E AGRONOMIA REALIZAM VIII SEMINÁRIO AGRONÔMICO (SAIC)

Geral

O VIII Seminário Agronômico de Iniciação Científica (SAIC) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, coordenado pelo GTAgri, foi realizado no dia treze de julho de dois mil e dezenove, com o objetivo de proporcionar aos estudantes um espaço institucional para apresentação e discussão de seus trabalhos de pesquisa, promovendo o intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação que participaram de Iniciações Científicas nas disciplinas de Fisiologia Vegetal e Melhoramento Vegetal (5º período) do Curso de Agronomia.

Segundo o Prof. Dr. Cristiano Reschke Lajús, a Iniciação Científica está voltada para a valorização do estudante e constitui-se em significativa oportunidade para conhecer a vertente da pesquisa para inserção no mercado de trabalho.

A importância do SAIC no desenvolvimento da pesquisa reflete diretamente na aproximação do ensino x pesquisa, ou seja, a relação: teoria x prática, facilitando o processo ensino aprendizagem. Por esta razão, a participação dos estudantes no referido seminário, seja como autor ou simplesmente com a presença em plenário, torna-se um significativo incentivo à divulgação das pesquisas realizadas no GTAgri.

Os trabalhos apresentados foram:

01)  AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DE MASSA VERDE DO MILHO SAFRINHA  PARA SILAGEM COM DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO FOLIAR – Autores: Lucas Chiella; Magdiel Sperotto e Tiago Tibola;

02)  PRODUÇÃO DE MATÉRIA VERDE EM PASTAGEM DE TIFTON 85, COM DIFERENTES DOSES DE DEJETO LÍQUIDO SUÍNO – Autores: Gustavo Felini e Lucas Faenello;

03)  PRODUTIVIDADE DO CAPIM- SUDÃO (Sorghum sudanse) MANEJADA COM DIFERENTES DOSES DE ADUBO ORGANOMINERAL – Autores: Dijavan Tremea; Ericles Fogolari; Jonas R. Belatto; Lucas de Lima; Naiara Lutz e Poliana Anderle;

04)  EMERGENCIA DE SEMENTES DE MILHO PLANTADO EM DIFERENTES PROFUNDIDADES – Autores: Carlos Alberto Pertuzzatti Junior; Dionatan Lauermann; Douglas Slotinicki; Felipe Spagnol; Gustavo Messias Fraporti Miotto e Rafael Trombeta.

05)  TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris) EM RESPOSTA AO DESENVOLVIMENTO INICIAL – Autores: Leonardo Basso; Luis Filipe Viapiana; Irineu Linhares e Francis Vanzella.