Minha Uno
Menu Busca

Há 51 anos oferecendo cursos que transformam a comunidade

Educação

Texto Ionara Virmes*

 

Quando o assunto é qualidade de ensino e preparação para a carreira profissional, a Uno está  em primeiro lugar. No Oeste Catarinense ela é pioneira quando o assunto é ensino superior, tanto que há  51 anos, por meio de seus cursos, a Universidade está junto com a comunidade, propondo e trazendo soluções para o desenvolvimento regional.

A vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, relembra que, no início da Instituição, o objetivo inicial era a formação de profissionais de educação. Na época, não haviam cursos de graduação na região, e os professores acabavam sendo importados de outras cidades. Com o tempo a Universidade cresceu e moldou sua oferta conforme as exigências do mercado, gerando grandes impactos em todo o Oeste catarinense.

"Nestes 51 anos, foram cerca de 40 mil profissionais com uma formação de qualidade colocados à disposição do mercado de trabalho, os quais fizeram toda a diferença no desenvolvimento e progresso regional em todas áreas. Então, o papel da Instituição é fundamental para que, hoje, a região de Chapecó esteja vivendo um momento de sucesso e de avanço, tanto tecnológico quanto de trabalho", pontua.

Essa jornada que a Unochapecó construiu sempre foi marcada pelo movimento, inquietação e a busca constante pelo novo. E nesse caminho, a inovação e o empreendedorismo abriram portas para outras possibilidades e desafios para que a Universidade implantasse um modelo inovador de ensino. Assim surge a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), que conecta os estudantes com o setor produtivo de forma inédita no país.

Hoje, como prova da sua importância e impacto para o desenvolvimento regional, a Unochapecó oferece mais de 40 cursos, divididos em seis Escolas do Conhecimento: Gestão e Negócios, Comunicação e Criatividade, Humanidades, Saúde, Politécnica e Agrárias e Ambiente. Os profissionais aqui formados, saem preparados para enfrentar e inovar o mercado de trabalho. "Nossas matrizes curriculares são novas, muito alinhadas com o que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais. Temos certeza que estamos formando profissionais com condições perfeitas de fazer a diferença e tornarem-se pessoas com muito sucesso na vida pessoal e profissional", acrescenta ​​Silvana.

E como somos pioneiros na educação no Oeste, alguns cursos da Unochapecó, se tornaram tradicionais, seja pelo tempo de criação, exclusividade ou qualidade do ensino. Para te mostrar como estes cursos da Uno mudaram a vida de muita gente, desafiamos seis egressos, cada um de uma Escola do Conhecimento, a dividir um pouco de suas melhores memórias na Universidade, as experiências acadêmicas e suas influências na vida profissional. Confira! 

 

Comunicação e Criatividade

Desde cedo atuando como ilustrador para jornais e revistas, Juliano Trentin gostava da ideia de atuar no Jornalismo, afinal já estava inserido nas redações jornalísticas de Seara. Mas foi durante um curso de ilustração, o qual estava fazendo para aprimorar suas técnicas, que se identificou com o Design e a Publicidade. Na época não haviam estes cursos na região, mas não foi uma barreira para suas metas. Em 2007, alguns anos após o curso de Publicidade e Propaganda abrir na Unochapecó, Juliano, entrou de vez na área da comunicação.

Juliano é egresso da turma de 2007 de Publicidade e Propaganda

O publicitário, hoje co-fundador da Agência Gatilho, ressalta a importância em utilizar referências, aspectos culturais e sociológicos para colocar os diferentes produtos em prática. Durante a sua graduação, gostava muito das aulas integradas, onde haviam matérias mescladas e o desenvolvimento de grandes projetos. Juliano relata que toda a rede de contatos criada na Universidade foi imprescindível para seu desenvolvimento acadêmico. "Foi o que o diploma me entregou não só em forma de papel. Esse período foi muito importante para chegar aonde estou hoje".

O conselho dele para os futuros acadêmicos é a procura por experiências logo no primeiro momento do curso. "O período da graduação é a fase em que podemos tentar, errar, fazer novamente e acertar. E essa bagagem fará total diferença no mercado de trabalho", sublinha.

A Escola de Comunicação e Criatividade também abrange os cursos de: Design, Gastronomia, Jornalismo, Moda e Produção Audiovisual (Cinema e Vídeo).

 

Saúde

Andreia, à direita, realizou estágios durante a Universidade

O curso de Farmácia, instituído em 1999, age diretamente com a comunidade. Um dos maiores exemplos disso é a Farmácia Escola. Criada para a mediação entre o acadêmico e a prática da profissão, atendendo o público interno e externo da Uno. Entre os estudantes estagiários que passaram por ela está Andreia Mai Kesseler de Souza, egressa da turma de 2010. 

"Fiz estágio na manipulação e no comercial da Farmácia Escola. Lembro das farmacêuticas, de ter sido bem acolhida, dos aprendizados e, principalmente, de me sentir à vontade e em casa. Foi muito proveitoso", fala.

Com os estágios da graduação, nasceu o desejo de atuar com a saúde pública. Depois de formada, ela trabalhou por um ano na área comercial e em seguida ingressou na área desejada. Há nove anos está inserida no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) de Chapecó, onde é responsável técnica e desempenha as atribuições do farmacêutico. Para Andreia, é gratificante fazer parte do corpo profissional farmacêutico, ainda mais estando no setor de sua preferência. "Com certeza (a profissão) é uma bela caminhada para quem quiser se aventurar".

A Escola de Saúde também abrange os cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

 

Politécnica

Na Acadêmia, Cesar atuava no Diretório Central dos Estudantes

O curso de Ciência da Computação da Unochapecó, em 27 anos, já formou grandes profissionais. Entre eles está Cesar Antonio Bortolini, CEO da Multisoftware. Egresso da turma de 2005, ele conta que a entrada no curso aconteceu quando estava trabalhando em uma cooperativa, onde viu nos sistemas e na tecnologia uma função de suma importância. Após dez anos trabalhando na empresa, abriu a sua própria, que abrangia, principalmente, o setor que estava habituado. Hoje, a Multisoftware tem uma célula no Pollen Parque e atua nas demandas do mercado regional. 

Relembrando a sua passagem pela Unochapecó, Cesar relata com nostalgia quando atuava nos movimentos estudantis, tanto no seu curso quanto na Universidade. Também lembra das experiências compartilhadas com os colegas como vetor para o conhecimento.

Para ele, as maiores lições levadas da época acadêmica vem do desafio pessoal. Segundo o bacharel em Ciências da Computação, procurar se envolver mais na Instituição e na área de atuação, faz a diferença. "Eu sempre procurei deixar por onde eu passava deixar um legado, ou um aprendizado. É importante ter a experiência, trabalhar e sentir o mercado, isso é científico".

A Escola Politécnica também abrange os cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Sistemas de Informação.

 

Agrárias e Ambiente

Completando seu 26º aniversário, o curso de Agronomia teve em sua primeira turma o acadêmico Evandro Spagnollo. Com influências de sua família, formada em sua maioria por agricultores, cultivou desde cedo o gosto pela área. Hoje, o agrônomo coordena o Laboratório de Análise de Solos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), mesmo local em que, durante o período na Universidade, realizou estágio.

Evandro é coordenador do Laboratório de Solos da Epagri

"A graduação, associada aos estágios que fiz na época, possibilitou a minha entrada para as especializações de mestre e doutor. Como a nossa turma foi a primeira a se formar, tínhamos dúvidas acerca do ingresso no mercado de trabalho, mas, com as  melhores orientações e ensinamentos, nos formamos e hoje atuamos nas mais diversas áreas da Agronomia", fala.

Evandro, em mensagem àqueles que estão dando o primeiro passo na profissão e na Universidade, orienta que busquem sempre explorar as diferentes possibilidades. "A Agronomia, apesar de ser uma área com múltiplas vertentes, tem muita concorrência. Por isso, é importante coletar experiências prévias, fazer estágios durante a graduação, para uma inserção certa no mercado de trabalho".

A Escola de Agrárias e Ambiente também abrange os cursos de: Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

 

Gestão e Negócios

Emanoele é egressa da turma de 2017

Egressa de Administração há quatro anos, Emanoele Cerveira é responsável pelo setor de e-commerce da empresa Cristalflex de Chapecó. Ao entrar no curso já se inseriu no mercado profissional, na época seu maior interesse era na área comercial, onde atuava no contato com representantes, participava de feiras, digitava pedidos e ficava por dentro dos produtos desenvolvidos. 

"Estar trabalhando na empresa me ajudou muito a conectar a teoria e a prática, já que atuei em diversos setores durante a graduação. Muitas vezes, após a explicação do professor em aula, eu chegava no escritório e conversava com meus colegas sobre o que havia aprendido e como era a aplicação no mercado de trabalho", relembra. 

Em suas melhores lembranças da Universidade estão o contato com os professores e a coordenação do curso. "Eu lembro que meus professores sempre exemplificavam muito bem com as práticas, então com certeza o estudante que estiver começando terá uma grande bagagem de conhecimento e aprenderá com bons profissionais. A coordenação também é ótima, o acadêmico está muito bem amparado".

A Escola de Gestão e Negócios também abrange os cursos de: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

 

Humanidades

Atualmente, Thiago é presidente da OAB Subseção de Chapecó

Thiago Degasperin soube que seu lugar era no Direito ainda criança. Após uma palestra com um advogado em sua escola, foi inspirado pelas palavras, posturas e mensagens do profissional. Atual presidente da OAB Subseção de Chapecó, ele é egresso da turma de 2006. Relembrando os momentos em que estava na Unochapecó, Thiago conta que guarda com muito carinho os ensinamentos de seus professores e a lembrança da convivência diária com os colegas, os quais construíam juntos conhecimento durante as pesquisas e práticas de grupo.

"A experiência acadêmica é norte, inspiração. Quanto mais eu der em entusiasmo, dedicação, rigor acadêmico e vontade de crescer, mais receberei em troca. Julgo este momento como o mais importante para a consolidação de qualquer carreira", salienta.

A Escola de Humanidades também abrange o curso de Música

 

Vem pra Uno!

O próximo ano traz novas expectativas, tanto para quem já está na academia quanto para quem está chegando agora. A vice-reitora de Graduação completa que, veteranos e calouros podem esperar contatos com as melhores práticas pedagógicas e inovadoras, e conexões com o ambiente profissional, junto com a possibilidade do exercício da profissão desde o início da formação acadêmica.

"Temos um elevado índice de empregabilidade dos nossos estudantes, a maioria absoluta está trabalhando na área específica da sua atuação, naquela que ele se formou e se preparou para trabalhar. Isso é uma característica da nossa Universidade e estamos sempre atentos para que isso se mantenha, para que nosso estudante esteja o mais perto possível do seu futuro como profissional", finaliza Silvana.

O Vestiba Uno 2022 já está com inscrições abertas, escolha entre os mais de 40 cursos e faça do seu sonho de graduação uma realidade!

 

*Estágiaria sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Tradicao
Saude
Politecnica
Humanidades
Historia
Gestao e negocios
Escolas do conhecimento
Egressos
Educacao
Comunicacao
Agrarias e ambiente

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image