Há 52 anos construindo histórias

Comunidade

Texto Ionara Virmes*

No dia 04 de julho de 1970, a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) deu seu primeiro passo no que viria a ser uma trajetória repleta de histórias e apoio comunitário. Tendo como objetivo central facilitar o acesso ao Ensino Superior na região, o curso de Pedagogia constituiu a primeira turma da Fundeste/Unochapecó. Em dezembro de 1974, 66 pedagogos foram formados na Instituição. Atualmente, em comparação ao mesmo curso, mais de 2.300 profissionais, de 64 turmas, receberam seu diploma aqui.

Ainda em 74, pela Lei Estadual nº 5.076, a Universidade foi realocada para o endereço que conhecemos hoje, e com essa mudança, novos cursos foram inseridos, sendo eles: Administração e Ciências Contábeis. O caráter comunitário sempre esteve presente nessa caminhada, levando a Instituição ser considerada uma das melhores do Brasil. Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, é preciso avançar cada vez mais no envolvimento com a sociedade e manter-se junto às transformações da educação superior, para gerar inovação, conhecimento e desenvolvimento para a região.

"Comemoramos 52 anos de uma história construída ao lado da comunidade com muitos resultados, toda uma contribuição regional de formação de pessoas, de ocupação de espaços de trabalhos, de desenvolvimento para nossa região. É dessa forma que mentalizamos nossa responsabilidade, a Fundeste foi criada por nós mesmos, pela sociedade chapecoense, que pensou lá em 4 de Julho de 1970 em ter uma Universidade e ser uma região que pudesse ter uma grande Instituição para responder pelas suas necessidades", relembra.

Contando com mais de 140 laboratórios que auxiliam o estudante a estar mais próximo do mercado de trabalho, a Uno viabiliza o desenvolvimento regional por meio da inovação acadêmica e tecnológica. A professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Mirian Carbonera, frisa que "a instituição, por meio dos profissionais formados nesses 52 anos, provoca mudanças na vida dos estudantes através do conhecimento, da ciência, da ética, da cidadania e tantos outros ensinamentos e valores. Mas sobretudo, qualifica, provocando melhorias e promovendo o desenvolvimento regional em diferentes esferas. Somam-se a isso, todo o conhecimento produzido com as pesquisas e a proximidade com a comunidade por meio da extensão".

Desenvolver a região por meio da educação é o pilar que sustenta nossa Universidade, e o molde da história que traçamos não seria o mesmo sem àqueles que passaram pelos corredores, salas e setores do campus. Nossa gratidão a você, que nos permitiu fazer parte da sua história e é uma parte muito importante da nossa!

Galeria dos Dirigentes

Com o objetivo de homenagear os presidentes da Fundação e reitores da Universidade, o Centro de Memória do Oeste Catarinense (Ceom) está desenvolvendo a Galeria dos Conselhos da Unochapecó. Localizada no Plenário dos Dirigentes, no terceiro andar do Bloco F, a Galeria será inaugurada na Sessão Solene alusiva aos 52 anos da Fundeste/Unochapecó. Segundo a professora Mirian Carbonera, coordenadora do Ceom, o trabalho em conjunto realizado até aqui é o que permitiu com que a Universidade crescesse cada vez mais.

"Desde a implantação do Ensino Superior na região, por meio da Fundeste, a Instituição vem promovendo o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Os resultados obtidos são fruto da ação coletiva de gerações de trabalhadores, sejam professores, técnicos, gestores, representantes da comunidade, sendo a galeria dos dirigentes, uma forma de reconhecer e valorizar quem esteve representando a comunidade acadêmica e regional".

A Sessão Solene está prevista para acontecer no dia 19 de julho (terça-feira), às 16h, no Plenário dos Conselhos.

*Estagiária sob supervisão de Letícia Sechini

Inovacao