História e estilo em uma sessão de Cinema na Moda

Texto Paula Taffarel Benetti*

Os alunos do curso de Design de Moda da Unochapecó fizeram uma viagem no tempo durante a oficina de Cinema na Moda. A atividade partiu do recorte biográfico de dois dos maiores estilistas franceses, Christian Dior e Yves Saint Laurent, que fizeram parte das principais transformações da moda no século XX.

A atividade utilizou o cinema como recurso para discutir as relações entre a moda e os movimentos políticos, econômicos, sociais e culturais. Os documentários exibidos, Christian Dior a new look e Yves Saint Laurent, abordam histórias das décadas de 1940 a 1990, que exprimem a relação entre linguagem visual, códigos de estilo, vestimenta e imagem, moda, design, arte e cinema.

Ministrada pela professora Rachel Quadros, a oficina teve como proposta estreitar as relações dos estudantes do curso com ícones do design de moda, além de instigá-los a realizar pesquisas sobre a história desse movimento. "O evento visa complementar aspectos teóricos pautados pela historiografia de designers que modificaram esse universo", comenta.

O Cinema na Moda é fruto de um projeto de extensão criado pela professora entre 2014 e 2016. Rachel conta que a ideia iniciou com uma aula diferenciada, fora dos padrões didático-pedagógicos tradicionais. "A proposta é utilizar metodologias ativas na construção do conhecimento, com o objetivo de incentivar os estudantes por meio da linguagem do cinema realista", explica.

Para o coordenador do curso, Fabio Vieira, a atividade permite relacionar a linguagem cinematográfica e documental como método de análise e estudo, como forma de conhecer os registros pertinentes à história da moda e da indumentária. Para a estudante Flávia Hoff, a oficina proporcionou novas experiências. "Os documentários mostraram a trajetória dos estilistas e revelaram o fato de que as pessoas duvidaram de seus talentos e hoje são ícones". Segundo Flávia, os alunos do curso consideram Christian Dior e Yves Saint Laurent grandes referências pela transformação que proporcionaram ao mundo da moda.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão da jornalista Ilka Goldschmidt
Estilistas franceses