Hora de aplicar os conhecimentos da graduação

Texto Jordane Sartoretto*

Uma prova que marca o fim de um longo ciclo de experiências e aprendizados. Que faz os acadêmicos voltarem no tempo e lembrar todo o percurso percorrido desde o primeiro dia de aula. É por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que os estudantes mostram as habilidades adquiridas durante a graduação.  Neste ano, os acadêmicos da Unochapecó vão se dedicar durante o domingo (25/11) para fazer a prova e colocar no papel tudo o que aprenderam.

O Exame é realizado no país desde 2004 e busca avaliar, através do desempenho dos estudantes, a qualidade do curso de graduação oferecido nas universidades. A cada ano, são avaliadas diferentes áreas do conhecimento. Em 2018, na Unochapecó, é a vez dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia e Serviço Social na modalidade presencial. Além dos cursos a distância de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Marketing.

O último ano da graduação geralmente é de muita apreensão para os estudantes, afinal, eles estão prestes a encerrar uma etapa muito importante para o futuro de cada um. Nessa fase também aparecem as indecisões, ansiedades e a busca pela colocação no mercado de trabalho. É este sentimento que o estudante do oitavo período do curso de Jornalismo, Matheus Antonio Kraemer, relata sentir.

“É bastante desafiador pensar que vamos realizar uma prova que definirá a nota do nosso curso, e também, mais que isso, será um teste do nosso conhecimento e aprendizado ao longo da graduação”, relata. O bom desempenho no Enade demonstra o quanto os acadêmicos estão preparados, o que é um diferencial para conquistar o posicionamento profissional desejado.

Para dar maior segurança e apoiar os acadêmicos nesta fase, a Pró-reitoria de Graduação, junto à Diretoria de Ensino e à Procuradoria Educacional Institucional, realizaram oficinas para ter um contato maior com cada estudante. Esses encontros servem como forma de capacitação e troca de conhecimentos, para sanar dúvidas que existam.

Segundo a acadêmica do oitavo período do curso de Serviço Social, Maira Anschau, é preciso ter muito comprometimento na realização desta prova. “Além de contribuir para o reconhecimento da universidade, é uma das maneiras de demonstrarmos o que estudamos nos quatro anos de graduação e dar o nosso melhor”, finaliza.

khgh

Sobre a prova

O Enade é um componente curricular obrigatório, possibilitando ao estudante demonstrar as condições necessárias para a conclusão do curso de graduação. Realizam a prova os estudantes concluientes dos cursos de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do curso. Já os cursos superior de tecnologia precisam ter finalizado 75%.

Os resultados atingidos na prova do Enade possibilitam avaliar o quanto os estudantes estão preparados para seguir na vida profissional. Cada acadêmico é avaliado individualmente. O desempenho de cada um gera uma nota para o curso, que varia de 1 a 5. As avaliações 1 e 2 são considerados conceitos insatisfatórios, 3 satisfatório e 4 e 5 notas que indicam níveis elevados na qualidade do ensino da graduação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Como funciona

Para a realização desta avaliação, os estudantes precisam realizar alguns procedimentos antes da prova presencial. Uma das tarefas é responder ao ‘Questionário do Estudante’. Ele serve para levantar informações necessárias e conhecer melhor o perfil de cada acadêmico.

Ao todo, a prova terá 40 questões, compostas por múltipla escolha e discursivas. Destas perguntas, 10 serão de formação geral e 30 de formação específica de cada área. Os estudantes terão quatro horas para responder todas as perguntas.

A prova acontece no dia 25 de novembro. Mais informações sobre o local da avaliação e horários de início serão divulgados mais próximos da data.

* Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Servico social