Hub dá sequência aos trabalhos de melhorias na área da saúde em SC

Texto Gabriel Kreutz*

Em agosto, representantes de universidades, entidades, empresas, estudantes e população em geral se reuniram para juntos pensar em soluções para os problemas que envolvem a saúde em Santa Catarina e Chapecó. Por meio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, se formou o Hub Saúde, onde são desenvolvidas e prototipadas ideias para melhorar esta área. Para dar continuidade aos trabalhos, na quarta-feira (07/11), às 13h30, no auditório do Senac, ocorre mais uma etapa do projeto. Podem participar profissionais e estudantes de diversas áreas, desde a saúde, até a tecnologia e inovação. Todas as pessoas são convidadas para ajudar a construir um atendimento melhor para a comunidade. As inscrições podem ser realizadas através do link.

O principal objetivo do projeto é causar um impacto social na saúde, melhorando a área e o bem-estar das pessoas no Estado. No primeiro evento, por meio da técnica de Design Jam, foram pensadas soluções para melhorar a qualidade de vida das crianças que precisam acessar serviços da saúde nas áreas de má formação óssea, lesões na coluna, lábio leporino e queimaduras. Em Chapecó e na região, por exemplo, o principal problema levantado foi como implementar o atendimento de traumato-ortopedia no Hospital da Criança, uma realidade descoberta após uma série de conversas e visita ao Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança.

Agora, no segundo evento, será apresentado o levantamento realizado pelo Hacking Health, IBM e Shriners sobre o que pode ser feito a partir das ideias levantadas. Após as considerações deles, serão formados duas equipes, cada uma delas com integrantes de áreas distintas. A primeira vai organizar a prototipagem do processo de triagem das crianças que necessitam deste tipo de atendimento. Isso vai facilitar o processo, pois as demandas atualmente chegam por meios diferentes. A segunda equipe vai pegar outro problema levantado no planejamento e organizará um Hackaton, que é uma maratona da inovação concentrada. Esse grupo vai discutir o formato deste evento, quando e como ele vai ser realizado.

Também, na quarta-feira (07/11), será discutido um novo problema dentro do Hub. Os representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó vão apresentar um projeto e a metodologia que será utilizada para a construção de um centro avançado de treinamento. Com isso, vai iniciar um novo processo de Desing Jam, onde será criado mais um grupo multidisciplinar, para pensar soluções para esta questão.

De acordo com o assessor do Chapecó@, professor Ricardo Fantinelli, agora o Hub Saúde passa a tirar as ideias do papel e efetivar soluções. "Ao mesmo tempo em que estamos com um projeto pela metade, iniciando a prototipagem, temos a nova demanda do Corpo de Bombeiros, que vamos começar a elaborar nesta etapa. Com isso, conseguimos integrar a comunidade no Hub para, por meio de ideias e trabalho colaborativo, gerar algum tipo de impacto social para a nossa comunidade", destaca.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Hub saúde