Hub Saúde discute bem-estar de profissionais e pacientes na Unochapecó

Texto Ana Vertuoso*

A inovação é importante em todas as áreas da sociedade, inclusive na saúde. Um exemplo é o atendimento ao paciente, que deve ser melhorado constantemente. Com isso em mente, os membros do Hub Saúde se reuniram para uma roda de conversa na última terça-feira (04/06), na Unochapecó. Na primeira ação deste ano, representantes de universidades, entidades e empresas, por meio do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, debateram a grande temática do ano, segurança do paciente. Esse é um assunto dentro da área da saúde que trata sobre os erros que o profissional comete durante o atendimento.

O objetivo do Hub é reunir pessoas de diversas áreas para debater os problemas e suas causas, para colocar a mão na massa e impactar positivamente a sociedade. Inicialmente, a proposta do grupo é justamente entender todos os aspectos do tema, para então desenvolver ações. Atualmente, a maioria dos hospitais já possuem um núcleo, com médicos ou enfermeiros, destinado especificamente para identificar as adversidades e treinar a equipe a fim de reduzir a frequência dos principais erros. Porém, uma das questões levantadas durante o encontro olha para o outro lado deste tópico. "Uma pergunta básica que nós nos fazemos é como um profissional da saúde consegue tratar a segurança do paciente de forma adequada se, muitas vezes, ele tem problemas como depressão e estresse? Como uma enfermeira consegue cuidar de um paciente se ela não está bem?", explica o representante da Hacking Health, Ivan Moraes.

O objetivo do encontro foi entender os aspectos da segurança do paciente

Para ele, a troca de experiências e de conhecimento sobre o assunto são fundamentais para as próximas etapas do projeto. O objetivo foi realizar uma pequena roda de conversa com instituições da região para ver até que ponto a discussão da saúde mental do profissional faz sentido dentro da temática segurança do paciente. "Quando conseguirmos analisar a aderência e o impacto disso aqui na região, vamos fazer ações subsequentes em outros locais de Santa Catarina. Nossa ideia é terminar esse ciclo com a realização de uma grande maratona de inovação em outubro, em Florianópolis, para reunir representantes de todo estado".

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unochapecó e integrante do Hub Saúde, professora Karen Andrigue, a discussão foi um bom ponto de partida. "No encontro ficou acordado que uma importante etapa será realizado no mês de julho. Vamos organizar uma maratona entre os estudantes de três instituições de ensino superior de Chapecó, com a intenção de mobilizar a discussão e a inovação com enfoque na saúde mental e segurança do paciente", comenta.

Para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, o Hub Saúde vem se consolidando e várias iniciativas já estão planejadas para serem realizadas ao longo do ano. "A discussão acerca dos avanços na saúde tem crescido consideravelmente entre pesquisadores e profissionais da área. Pensar inovação na saúde é analisar seus desafios e oportunidades, com foco nos benefícios que podem ser proporcionados ao paciente", afirma.

Trabalho em equipe

No ano passado o Hub Saúde teve como foco principal a parceria com uma rede de hospitais pediátricos sem fins lucrativos que atende crianças que necessitam de tratamento nas áreas de má formação óssea, lábio leporino e queimaduras em diversos países. Um das soluções propostas pela região de Chapecó foi o desenvolvimento de quatro formulários de requisição de atendimento.

Na prática, isso significa que toda criança que precisar de atendimento em alguma dessas áreas, ou entidade que quiser encaminhar uma criança, deve entrar em um site e preencher uma requisição. Esse formulário é encaminhado diretamente ao hospital, que se encarrega de dar o devido destino. Isso vai facilitar o processo, pois as demandas atualmente chegam por meios diferentes.

*Estagiária, sob supervisão de Gabriel Kreutz

Parque cientifico e tecnológico chapeco@
Inovaçao
Hub saude