Hub Saúde realiza evento na Unochapecó para discutir segurança do paciente

Texto Ícaro Colella*

Os profissionais da área da saúde atuam com vidas. Por isso, se preocupam para que os procedimentos e técnicas utilizadas com os pacientes sejam os melhores. Para reduzir erros e promover um maior conforto para os usuários, é necessário debater e encontrar, coletivamente, ideias que melhorem esses atendimentos. Por isso, o Hub Saúde Chapecó, composto por representantes de universidades, entidades e empresas, organizou uma roda de conversa na Unochapecó, na noite de segunda-feira (28/10). O evento teve mais de 140 inscritos entre estudantes e profissionais da área, com o objetivo de propor soluções que mudem e melhorem a realidade da saúde catarinense.

Essas reuniões fazem parte de um movimento que mobiliza e articula o sistema de saúde para discutir temática relevantes na área. O tema escolhido neste ano foi: 'Segurança do paciente - Erros de medicação, como é possível diminuir os incidentes de forma colaborativa?'. Desde janeiro, o grupo realizou encontros e promoveu ações com gestores, auditores, enfermeiros, médicos e psicólogos, para que desse contato pudesse surgir novas ideias. A proposta envolve a aplicação do modelo Design Thinking para elencar soluções para as problemáticas levantadas. As principais ideias para solucionar os problemas foram desenvolvidas durante um evento com representantes de todo estado, em Florianópolis.

A vice-presidente do Conselho Regional Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), enfermeira Daniella Farinella Jora, foi a palestrante da noite e trouxe relatos do que esse trabalho em conjunto gerou nos eventos anteriores. Ela afirma que compartilhar o que foi feito na capital do estado, ofereceu uma rica troca de experiências e de conhecimento.

"A ideia da roda de conversa foi trazer o que já foi discutido pelo Hub em Florianópolis, para o Oeste, para que os profissionais da saúde, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, psicólogos, pudessem interagir e pensar em soluções para melhorar o atendimento aos pacientes", afirma.

Além da reunião, durante o dia foi realizada uma atividade junto ao Corpo de Bombeiros, com o planejamento do Centro de Simulação Realística. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unochapecó e integrante do Hub Saúde, professora Karen Andrigue, a discussão é totalmente atual porque busca prevenir os erros que possam expor o paciente, como quedas, trocas de medicação e riscos de infecção. "Nesse momento o foco foi multiprofissional e o nosso objetivo é sensibilizar todas as áreas quanto ao cuidado com o paciente. Tivemos profissionais e estudantes engajados nas atividade", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Saude