I Fórum Regional discute maneiras de melhorar o esporte local

Texto Ana Vertuoso*

Uma medalha não se conquista de um dia para o outro. Da escolinha de formação até o tão sonhado título, existe uma longa jornada. Os treinos exigem tempo, dedicação e envolvem, além do atleta, uma equipe de profissionais que precisam estar bem preparados. Pensando nisso, a Unochapecó, por meio do Núcleo Desportivo Universitário e do curso de Educação Física, em parceria com a Pró-Esporte e a Prefeitura de Chapecó, organizou o I Fórum Regional de Esportes, realizado ontem (11/07) no Salão Nobre da Universidade.

Com o tema 'A Caminho do Pódio', o evento reuniu atletas, técnicos, professores e estudantes da Uno e profissionais das entidades ligadas a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, para discutir maneiras de melhorar o esporte local. "O objetivo maior é que possamos debater e qualificar os profissionais que trabalham com o esporte, a fim de aliar a teoria e a prática no processo de treinamento dos atletas", explica o coordenador do NDU, professor Felipe Corbelini.

O evento ocorreu no Salão Nobre da Universidade

Durante a manhã, o professor ministrou uma palestra sobre os principais aspectos da formação de um atleta. Ele abordou os processos envolvidos desde os primeiros momentos, com o ensino lúdico na iniciação esportiva, até o desenvolvimento de capacidades físicas, táticas e cognitivas em atletas com idades mais avançadas.

No mesmo período, o secretário de Esportes de Chapecó, Ivan Agnoletto, falou sobre o Projeto Atleta do Futuro. Segundo ele, a parceria da Uno é muito importante para o desenvolvimento do esporte chapecoense. Atualmente, a Universidade oferece mais de cem bolsas de estudo para atletas. "É um grande incremento para que possamos manter alguns atletas em Chapecó e também para que possamos incentivar aqueles que vem da base a um dia terem a oportunidade de estudar a partir de suas capacidades no desenvolvimento do esporte", comenta.

Experiência Olímpica

Na parte da tarde, o Fórum contou com a participação do ex-jogador profissional de basquete e atual gerente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido. O clube tem hoje quase 5 mil atletas em diversas modalidades de base, sendo 4 mil somente entre 13 e 16 anos. Além de abordar as estratégias implementadas para possibilitar o treinamento de tantos jovens, Marcelo também tratou de alguns dos benefícios dessa atividade. "Os atributos que o esporte proporciona na formação são únicos. O respeito, a tolerância, a questão de saber como perder e como ganhar, o trabalho em equipe, são várias as qualidades adquiridas através do esporte. O mais importante é o jovem praticar alguma modalidade na formação, e não se ele vai chegar a ser um atleta a nível de seleção".

Além de Marcelo, o evento também teve a presença de outra atleta formada no Flamengo.  A ex-ginasta artística, Luísa Parente, participou de duas Olimpíadas e conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1991. Na ocasião, ela falou sobre suas experiências com a ginástica na palestra 'Esporte uma Escola de Vida'.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Nucleo de desporto universitario