Inctech recebe selo Cerne durante evento em Goiânia

Inovação

Texto Ana Paula Dornelles*

No início da última semana, a Unochapecó esteve representada na Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, em Goiânia. Estiverem presentes o diretor de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, professor Rodrigo Barichello, a coordenadora da Incubadora Tecnológica (Inctech), professora Francieli Pastre, e a analista técnica da Inctech, Andreici Vedovatto. Um dos pontos de maior destaque do evento foi a certificação de quatro novas incubadoras com o selo do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). A Inctech foi uma das contempladas.

O evento é referência quando se trata de empreendedorismo inovador na América Latina. Nesta 28ª edição, a temática abordada foi 'Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação'. De acordo com o professor Rodrigo Barichello, o evento foi uma oportunidade para debater sobre um tema de extrema relevância para o desenvolvimento do país. Além disso, receber o selo Cerne coloca mais uma vez a Unochapecó como referência enquanto universidade empreendedora. "A Rede de Inovação é uma estrutura de apoio à gestão do conhecimento, encarregada de fomentar a articulação entre os agentes do setor produtivo entre si e com as capacidades instaladas de pesquisa, extensão e ensino na Universidade", complementa.

O processo de implantação do Cerne está em desenvolvimento pela Anprotec e pelo Sebrae desde 2008. O objetivo do selo é qualificar ambientes de inovação, criando um modelo e um padrão de atuação das incubadoras, de forma a ampliar a capacidade de gerar empreendimentos inovadores e bem sucedidos.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Rede de inovacao