Incubadora da Unochapecó apresenta Censo Agropecuário em Assembleia

Comunidade

A Incubadora de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) participou da Assembleia Estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf/SC), realizada em Chapecó. O evento, que aconteceu no dia 11 de dezembro, foi realizado para discutir a organização e o planejamento da Federação para os próximos anos. Na ocasião, o técnico da incubadora, Juliano Luiz Fossá, apresentou os resultados do Censo Agropecuário de 2017, a principal base estatística sobre a agricultura nacional, realizado pelo IBGE.

A contribuição com os dados foi importante para debater o cenário futuro da agricultura familiar no Estado e a formulação e adequação de políticas públicas para inclusão socioeconômica de agricultores familiares, que é um dos eixos de atuação da incubadora no desenvolvimento rural e agricultura familiar.

A Fetraf/SC representa a maior categoria social da agricultura catarinense, e a ITCP têm como papel social contribuir com as organizações que promovem o desenvolvimento rural. Os dados apresentados foram categorizados como número de estabelecimentos agropecuários, área dos estabelecimentos, uso de agrotóxicos, uso de agrotóxicos e de produção orgânica e sexo, idade e escolaridade do produtor, além de dados gerais do Brasil.

Juliano reforça que esses dados são fundamentais para compreensão da dinâmica do rural brasileiro em sua diversidade e amplitude. "Para a ITCP, é de suma importância estar presente na assembleia da Fetraf/SC, pois esta aproximação é fundamental para realização das ações de extensão universitárias realizadas pela incubadora. Além dos dados do Censo Agropecuário de 2017 poderem contribuir para construção e adequação das políticas públicas de apoio a agricultura brasileira", finaliza.

*Com informações da ITCP

Santa catarina