Minha Uno
Menu Busca

Indústria 4.0 é tema da aula inaugural de Administração

Inovação

Texto Jaine Rodrigues e Mirella Schuch* 

 

Nossos antepassados viveram a época da 1ª Revolução Industrial, na qual as máquinas eram a vapor e mecanizaram parte do trabalho. A produção em massa marcou a 2ª Revolução e na 3ª, os computadores e robôs começaram a substituir o trabalho humano. Essa substituição avança com a 4ª Revolução Industrial, com a automação dos processos de fabricação e tecnologias de produção em massa customizadas e flexíveis. 

A revolução atual é também conhecida como Indústria 4.0. Nela, as máquinas trabalham de forma independente ou cooperam com os seres humanos, a fim de tornar o ecossistema industrial mais autônomo e eficiente. E é em torno desta temática que o curso de Administração da Unochapecó oportuniza aos estudantes a discutir a inovação e as transformações que estão acontecendo no mundo. A atividade é organizada pelo curso juntamente com a empresa Ó Dois GO e a Rede de Inovação da Unochapecó e ocorre nesta quarta-feira (14/08), às 19h, no Salão Nobre da Universidade.

Nos anos anteriores, as aulas inaugurais de Administração traziam egressos do curso para a discussão de temas relacionados à formação dos estudantes. Desta vez, a aula será diferente e contará com a participação do gerente de Engenharia de Manutenção e Utilidades e responsável pelo programa da Transformação Digital e Indústria 4.0 nas fábricas da Natura, William Franco. Ele também é professor de MBA na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e da pós-graduação em Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A coordenadora do curso de Administração, professora Cleunice Zanella, destaca a escolha do convidado. “A Natura é uma empresa inspiradora e tem a sustentabilidade como um dos seus principais pilares. É uma honra receber o gestor da empresa e poder compartilhar este momento com os estudantes”, salienta. 

O estudante do 5º período do curso, Henrique Grosbelli, já participou de outras aulas inaugurais. Ele conta que no primeiro semestre deste ano a aula contou com dois egressos do curso, ambos da primeira turma de Administração. "Foi bem bacana ouvir as experiências que eles nos trouxeram e histórias deles lá no começo do curso. A gente percebe o crescimento na área de Administração da Unochapecó nesses 45 anos", comenta. 

Henrique está ansioso para participar da atividade deste semestre e conhecer mais sobre a Indústria 4.0, com todas as evoluções na área administrativa. "Tenho certeza que vai ser um ganho muito grande para todos que estiverem lá presentes", conclui. 

 

*Estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Inaugural
Aula

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image