Indústrias criativas e os desafios das grandes reportagens

Texto Andriana Friedrich*

A noite desta quinta-feira (21/09) foi de muito conhecimento para os participantes da Vértice - Semana Acadêmica Integrada de Comunicação e Design da Unochapecó. Profissionais de renome debateram com os presentes os assuntos: criatividade e indústrias criativas e os desafios das grandes reportagem.

A Vértice iniciou na segunda-feira (18/09) com um workshow de Thedy Corrêa. Durante a semana, também foram realizadas diversas oficinas e palestras que integraram estudantes dos cursos de  Design, Design de Moda, Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda.

Criatividade e indústrias criativas

O redator publicitário Flávio Waiteman abordou questões relacionadas à criatividade e indústrias criativas. Segundo o palestrante, o nosso dia a dia está pautado pela criatividade. “Ela não está relacionada somente a criação de algo, mas sim na criação de soluções e, conforme a sociedade avança, mais problemas aparecem e mais criatividade será necessária”.

Com mais de 20 anos de experiência na área publicitária, Flávio revela a situação do mercado atual. “Vejo o mercado publicitário melhor do que nunca, apesar de ser desafiador e complicado, pois quando ocorrem mudanças há o aprendizado, e isso é bom”, afirma.

criatividade

Os desafios das grandes reportagens

Voltada ao público do curso de Jornalismo, a palestra ministrada pela jornalista do Diário Catarinense, Angela Bastos, trouxe reflexão e debate sobre os desafios das grandes reportagens. Premiada nacionalmente por grandes reportagens, ela revelou quais são os principais fatores que interferem nas produções atuais. Condições como tempo, recursos financeiros e redações reduzidas são para Angela os principais desafios que permeiam a realidade de jornalismo hoje.

A jornalista afirma ainda que a questão multimídia torna a reportagem mais atrativa. “Eu penso que a pessoa pode não gostar de ler, mas através do áudio, do vídeo ou da fotografia, ela vai se interessar pela reportagem”.  Durante a palestra, Angela trouxe a experiência da produção de reportagens como 'Sozinhas', que aborda a violência das mulheres do campo, e 'As quatro estações de Iracema e Dirceu', que aborda a realidade das pessoas em situação de miséria.

A programação da semana acadêmica encerra nesta sexta-feira (22/09), com palestra da youtuber Lorelay Fox e o tema 'Criatividade, influenciadores e marcas'. O evento acontece no Salão de Atos da Universidade. Também às 19h dessa sexta-feira (22/09), no auditório do bloco R, o tema abordado será 'Perspectivas em jornalismo de dados', com o jornalista do portal Estadão, Daniel Brahmatt.

Palestra do Caco Barcelos

Os estudantes previamente inscritos, através de uma parceria com a Área de Ciências Humanas e Jurídicas, participam na próxima semana da palestra 'Injustiça social: realidade e desafios', com o jornalista Caco Barcellos. O evento, que aconteceria nrdys terça-feira, foi transferido para sexta-feira (29/09), com início às 19h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Vertice