Infância é o tema da 5ª Jornada Acadêmica de Educação Física

Texto Jessica De Marco*

Em todas as áreas existem diversos campos possíveis para atuação. É durante a graduação que o estudante conhece cada uma e decide qual delas se identifica mais. Para auxiliar nesse processo, vários eventos, cursos, oficinas e palestras são realizados neste período, como a 5ª Jornada Acadêmica promovida entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro pelo curso de Educação Física da Unochapecó. Em paralelo ao evento, ocorreu o 2º Seminário Infância em Cena. A temática infância foi justamente a escolhida para a edição de ambos os eventos.

"A Jornada foi voltada ao processo de qualificação da formação dos estudantes dos cursos de Educação Física, bacharelado e licenciatura. O Infância em Cena é um espaço para discutirmos a infância junto aos nossos parceiros, onde o programa Sorriso para a Vida acontece", explica a coordenadora do programa, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues.

A temática escolhida tem muita ligação com o curso. "A relação do curso com as crianças se dá por intermédio do programa Sorriso para a Vida, que dentro dele abriga vários projetos, por isso conseguimos atuar em diversos espaços. Outro contato que temos são com nossos estágios obrigatórios, onde os alunos têm um longo contato com os pequenos durante a graduação", acrescenta.

Programação

Abrindo as atividades do evento, aconteceu no dia 30 de outubro a mesa-redonda 'A criança como sujeito de direitos'. Participaram representantes do Programa Viver, do Proerd, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a juíza da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó, Vera Marisa Vieira Ramos. Na oportunidade, ela abordou um assunto que é importante ser discutido em todas as áreas: o combate ao trabalho infantil. "Quando a gente fala sobre a proibição do trabalho infantil é justamente para valorizar a infância. Todas as etapas da vida devem ser valorizados como parte do desenvolvimento. É importante que a criança tenha seu momento lúdico, de brincar, do sonho, da imaginação, para que ela tenha um futuro promissor", afirma.

A professora Neusa Kleinubing esteve à frente da programação da 5ª Jornada. Ela afirma que o evento acontece para contribuir na qualificação dos estudantes. "Tivemos várias oficinas que trataram, por exemplo, sobre treinamento de força para crianças e adolescentes, natação para bebês, a questão da nutrição relacionada também a este público e treinamento na iniciação esportiva para crianças. Ou seja, toda a discussão nessa jornada foi voltada para essa perspectiva", comenta a professora.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Qualificacao
Jornada academica de educacao fisica
esporte