Inicia a 9º edição do Siepe da Unochapecó

Texto Ícaro Colella*

Produzir ciência e conhecimento são pilares de uma Universidade. A Unochapecó, além do incentivo à pesquisa, proporciona um espaço para socialização das produções da Instituição. Desde 2010 é realizado o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó (Siepe), com o objetivo de promover uma troca de experiências que seja capaz de provocar reflexões e potencializar novos estudos. Neste ano, o evento está em sua 9ª edição, e tem como tema 'Inovação e ação social: empreender para o bem da vida'. O Seminário começa hoje (28/10), com a abertura oficial, que contará com a presença secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo César Alvim, e encerra na quarta-feira (30/10).

O evento demonstra a preocupação que a Universidade tem com a difusão do conhecimento em diversas áreas. Com todos os cursos da Instituição contemplados, é gerada a oportunidade para os acadêmicos apresentarem os resultados de suas produções, sejam elas pesquisas, práticas de ensino e atividades de extensão realizadas na comunidade. Nesta edição foram submetidos 640 trabalhos, e serão apresentados 575. Desses, 120 em forma de apresentação oral e 455 em forma de pôster. Além das mostras, estão programadas palestras e mesas redondas, além de oficinas de capacitação para os participantes. As sessões de pôsteres serão realizadas nos três dias de evento e acontecem no período das 17h30 às 19h. As apresentações de comunicação oral iniciam na terça-feira (29/10), e serão distribuídas ao longo do dia.

De acordo com o organizador do evento, professor Alexsandro Stumpf, é importante que tanto a comunidade acadêmica, quanto a externa tenham acesso às produções científicas que são realizadas na Instituição. "A Universidade busca com o evento demonstrar todas as atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, geralmente realizadas nos últimos anos. A intenção é que todos venham prestigiar essas produções científicas que são realizadas na Unochapecó, em todos os cursos de graduação e também nos programas de pós-graduação".

A acadêmica do 6º período de Artes Visuais da Unochapecó, Andressa Foralosso, está participando do Siepe pela primeira vez. A pesquisa que ela apresentará trata da desconstrução do estereótipo do desenho nos ensinos de artes nas escolas. Esse trabalho faz parte do projeto de estágio de Andressa e é aplicado no ensino infantil, fundamental e médio, para criar possibilidades no ensino das artes.

Andressa acredita que essa socialização dos trabalhos acadêmicos com o público engrandece seu trabalho e a temática abordada. "Esse foi o ano que eu me descobri na pesquisa e acredito que essa possibilidade de mostrar o que você está pesquisando, de expor sua ideia e de conversar com outras pessoas, com outros pontos de vista, é importante. Vai contribuir para o meu conhecimento e também para que as outras pessoas saibam que esse assunto merece ser discutido", ressalta.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Siepe