Inicia a primeira Pós-Graduação em Educação Indígena da região

Pioneira em oferecer o primeiro curso de Licenciatura destinado à comunidade Indígena, a Unochapecó agora possibilita que os professores busquem uma especialização com a Pós-Graduação em “Educação Intercultural Indígena: Metodologias de Ensino na Educação Básica”. O curso, que é uma parceria entre a Universidade e o jornal Diário do Iguaçu, iniciou as atividades na manhã do último sábado (17/12), com uma aula inaugural sobre as reflexões e os caminhos que fazem a diferença no processo educativo.

Participam da especialização, professores indígenas de aldeias da região, portadores de diploma do Ensino Superior. Serão 408 horas de aula presencial, com atuação, principalmente, na educação básica de escolas das comunidades Kaingang das terras indígenas Chimbangue, Xapecó, Pinhal e Kondá, localizadas nos municípios de Ipuaçu e Entre Rios, Chapecó e Seara. As localidades contam com uma população de aproximadamente 10.000 pessoas, das quais 2.400 são estudantes da Educação Básica.

De acordo com a professora Tereza Dill, a licenciatura ofertada pela Instituição já garantiu aos alunos a oportunidade de realizar o ensino superior no seu próprio espaço, pois um dos grandes desafios hoje é garantir a entrada e a permanência dos povos indígenas na universidade. “Outro aspecto no qual a licenciatura contribui, é o reconhecimento e fortalecimento da identidade indígena. A partir das experiências e conhecimento construídos, os agora professores se afirmam enquanto indígenas e transformam o antigo sentimento muitas vezes de inferioridade e vergonha em orgulho de ser indígena”.

A professora destaca ainda que a pós-graduação representa a continuidade da formação e qualifica os profissionais para que estejam cada vez mais seguros e preparados para os desafios da educação escolar indígena. O foco do curso está no fortalecimento da compreensão das relações interculturais e a produção de material didático em conformidade com as características da educação escolar indígena.

“Essas ações da Unochapecó revelam a efetivação de sua missão de produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã. Nesse caso, abraça o povo indígena, possibilitando a educação diferenciada considerando as duas especificidades”, afirma Tereza.

Para a coordenadora da nova especialização da Unochapecó, professora Simoni de Jesus, a pós pretende inovar as propostas na área de formação de docentes, já que busca qualificar o agente educativo para ampliar o protagonismo nas comunidades indígenas. "Esta é a perspectiva do projeto: apresentar uma concepção de universidade que tem boas iniciativas e conceber o desenvolvimento regional, no sentido de superação das demandas e comprometimentos com grupos sociais tradicionais. Torna-se vital não apenas a aplicabilidade de metodologias e formas para o professor desenvolver as suas capacidades e competências, mas a apropriação de conhecimentos que permitam o processo de transformação que atenda às necessidades das comunidades", complementa a coordenadora.

Pós-graduação
Metodologias de ensino