Inovação e empreendedorismo marcam Semana Acadêmica de Ciências Econômicas

Profissão

Texto Alana de Bairros*

Ampliar os assuntos tratados dentro da sala de aula é essencial na formação acadêmica. Nesta perspectiva, os cursos planejam alguns momentos para que os estudantes tenham contato com profissionais da área, atualizem-se quanto ao mercado de trabalho e inovações, troquem experiências e sejam motivados a revolucionar dentro de sua profissão. Nesse sentido, a Semana Acadêmica do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, intitulada “Empreendeconomia”, ocorre de 27 a 30 de novembro, voltada principalmente à inovação e ao empreendedorismo.

Para a coordenadora e professora do curso, Bruna Furlanetto, o intuito do evento é mudar a visão e incentivar os acadêmicos a empreender. “A economia é uma área versátil, pois é possível trabalhar na saúde, no agronegócio, mas também no social, no econômico e em diversos outros campos de pesquisa”, afirma.

Na abertura do evento (27/11), o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó e professor do curso, Marcio da Paixão Rodrigues, abordará a importância do profissional de economia para o desenvolvimento de uma região, com o objetivo de posicionar os alunos nas diversas áreas de inserção.

Empresas Criativas será o tema da palestra da quarta-feira (28/11), com o egresso do curso e proprietário da Elo Ideias, Gustavo Damschi, que falará sobre as mudanças e inovações no paradigma das empresas na atualidade. Na quinta-feira (29/11), o criador do Agro Simulador e também egresso do curso, Joel Lazzaretti, irá tratar sobre o diferencial de sua Startup e as abordagens na economia sobre o mercado futuro.

A palestra de encerramento da "Empreendeconomia" será com a economista Raquel Aldana, que falará sobre sua carreira e a maneira como chegou a ser gerente da Uber no Brasil.

Ao fim da Semana Acadêmica, mas ainda com o objetivo de potencializar a formação dos estudantes, ocorrerá uma atividade integrada durante a manhã e tarde de sábado (01/12). Os estudantes serão separados em grupos para expandirem e desenvolverem ideias a fim de solucionar problemas e projetar modelos de startups. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar.

A Semana Acadêmica será realizada nos auditórios 03 e 04 do bloco R3 e a atividade integrada no plenário do bloco R.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel
Semana academica