Inscrições abertas para a Pós-graduação em Comunicação Política

Profissão

Texto Jessica De Marco*

Para tornar o processo político democrático, de fato, a comunicação é uma peça fundamental. A busca constante pela profissionalização nesta área motivou a Unochapecó a ofertar, pela segunda vez, o curso de Pós-graduação em Comunicação Política. A Universidade é a única da região a oferecer essa especialização. O objetivo é estimular novas pesquisas e conhecimentos no contexto regional e promover a qualificação profissional daqueles que já atuam em espaços públicos e instituições políticas, assim como os que têm interesse em trabalhar nesse campo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Unochapecó, até o dia 15 de fevereiro.

O curso terá 20 disciplinas, todas ministradas por profissionais reconhecidos na área. Esse, inclusive, é um dos grandes diferenciais dessa especialização. "A maioria dos professores tem ou tiveram importantes passagens pelo mercado, seja atuando em governos, mandatos parlamentares ou em campanhas eleitorais no Brasil e até mesmo no exterior", comenta o coordenador do curso, professor Vagner Dalbosco.

Para atender às necessidades do mercado, a grade de disciplinas foi atualizada nessa edição. "Vamos ofertar algumas disciplinas que hoje estão em grande evidência, como neurociência aplicada à comunicação política, ciência de dados e criação de jingles eleitorais. Além dessas novidades, também aprimoramos as emendas das demais disciplinas", acrescenta.

Como 2018 é um ano eleitoral, para auxiliar os profissionais que atuam neste período, o cronograma do curso foi estabelecido de uma maneira bem flexível. As aulas iniciam em março e se estendem até julho. Depois, haverá uma pequena pausa, retornando as atividades normalmente após o período das eleições, em outubro. O término do curso acontece no mês de julho de 2019. "É uma forma que encontramos para que eles fiquem tranquilos e possam atuar nas campanhas".

A jornalista Ana Marinho foi aluna da primeira turma do curso. Segundo ela, o conteúdo abordado é extremamente objetivo e reflete bem as situações que encontramos no ramo do marketing político. "O curso é totalmente condizente com a realidade política do país e do mundo e proporciona uma troca com profissionais incríveis. Foi de extrema importância e relevância para minha carreira acadêmica e profissional".

Matrículas

Depois de realizar a inscrição no site, o estudante deve comparecer até a Central de Relacionamento da Universidade para efetuar a matrícula. É necessário levar o comprovante de pagamento da taxa de matrícula, juntamente com o formulário de inscrição preenchido, diploma de graduação (original e cópia), histórico escolar do curso de graduação, comprovante atualizado de residência, declaração de quitação eleitoral, além dos documentos pessoais.

Estudantes egressos da Unochapecó contam com benefícios e descontos. Os ex-alunos da Universidade também devem apresentar comprovante de residência atualizado e de pagamento de matrícula. Para os demais documentos, a entrega é necessária apenas se ocorrer alguma alteração do período de graduação até a data da matrícula na especialização.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Pos-graduacao