Inscrições abertas para intercâmbio internacional

Texto Juliane Bee*

Além de ser rica em história e a casa de grandes times esportivos, como Patriots e Red Sox, a cidade de Boston, nos Estados Unidos, é conhecida como o centro mundial da educação, com mais de 50 faculdades e universidades. A partir de uma parceria entre a Unochapecó, o Boston College e a Boston University, os estudantes da região Oeste têm agora a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos nesse ambiente de grande aprendizado. Ou seja, uma ótima chance de realizar o sonho de estudar fora do país. São três modalidades de intercâmbio nas áreas do direito, das engenharias e do empreendedorismo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de abril, na Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Universidade.

A vivência internacional é um passo importante na vida acadêmica do estudante e da Universidade, que passa a ter alunos aptos para enfrentar novos desafios, como transformar a comunidade em que está inserido por meio dos aprendizados vistos no exterior. "Ficamos muito felizes em oferecer esta importante opção às pessoas de nossa cidade e região, pois assim conseguimos melhorar o local onde vivemos", destaca o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

A parceria com as universidades de Boston foi construída a partir do desejo de estimular o crescimento profissional de estudantes, docentes e técnicos da Unochapecó, assim impactando diretamente na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. "Além de colaborar para o desenvolvimento da comunidade e região, a união só reforça os projetos de internacionalização da Universidade", comenta o reitor.

O intercâmbio vai proporcionar a imersão em uma realidade diferente, com novas experiências de crescimento pessoal e profissional. Os cursos abordam temas atuais, como 'Inovação e Empreendedorismo Tecnológico para Engenheiros', 'Empreendedorismo Tecnológico para Mentores' e 'Fazendo Negócio com os Estados Unidos: Aspectos Legais'. Além de garantir uma vaga no curso, está incluso na matrícula a acomodação e as refeições. Passagens, passaporte e visto são por conta do estudante. As aulas serão ministradas em inglês, então é necessária boa compreensão do idioma.

São duas opções de curso para a Boston University

Sobre os cursos

O curso 'Inovação e Empreendedorismo Tecnológico para Engenheiros', da Boston University, é voltado para estudantes e graduados da área das engenharias que desejam desenvolver habilidades de inovação e empreendedorismo usando a tecnologia. Na ocasião, serão abordados treinamentos específicos para engenheiros. Entre as disciplinas estão 'A engenharia num ambiente de startup' e 'Marketing empresarial'. O curso acontece de 23 a 27 de julho. O investimento é de US$ 500 para matrícula, mais duas parcelas de US$ 2.100.

Também ofertado pela Boston University, o curso 'Empreendedorismo Tecnológico para Mentores' é mais abrangente. Podem participar professores, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharias, empresários e profissionais que buscam ser líderes e mentores nas áreas de inovação e startups. Disciplinas como 'Fazendo seu negócio crescer' e coaching sobre 'Relacionamento estratégico no trabalho' estão programados. O curso tem duração de sete dias, entre 19 e 27 de julho. O investimento é de US$ 500, mais duas parcelas de US$ 2.350.

A parceria entre a Unochapecó e o Boston College proporciona ainda o curso 'Fazendo Negócio com os Estados Unidos: Aspectos Legais'. Esse programa é voltado aos estudantes do curso de Direito, a partir do sétimo período, pós-graduandos e aos advogados que desejam ter uma maior compreensão do ambiente legal americano para a realização de negócios.

Dividido em seis módulos, serão abordadas as estratégias para a abertura de um negócio no país, assim como realizadas visitas técnicas em escritórios de direito internacional. O curso acontece durante cinco dias, de 23 a 27 de julho. O investimento é de US$ 500, mais duas parcelas de US$ 1.500.

Para mais informações, entre em contato com a Arni pelo e-mail arni@unochapeco.edu.br ou pelo telefone 49 3321 8308.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Intercambio
Boston university