Inscrições abertas para o Mestrado em Educação

Texto Vanessa Marquezzan*

A educação está presente diariamente em nosso cotidiano. Ela faz parte desde os tranquilos dias da pré-infância até a tumultuada rotina do ensino superior. Um campo que enfrenta diariamente muitas mudanças e dilemas. Assuntos que são constantemente debatidos e abordados pelo Mestrado em Educação da Unochapecó, que está com inscrições abertas até o dia 28 de maio.

Com conceito quatro obtido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado possui duas linhas de pesquisa. Uma focada na 'Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos', e a outra trata das 'Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas'. Desde 2014, já foram defendidas 69 dissertações nessas áreas. Trabalhos que também resultam em produções científica e, claro, socialização e aplicação do conhecimento.

O curso tem dois anos de duração e possui corpo docente constituído por 13 professores doutores, com diferentes áreas de formação. A perspectiva da coordenadora do Mestrado, professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, é que cada nova turma contribua para a consolidação do curso. Já que o fortalecimento dos grupos de pesquisa, a inserção social e a formação docente contribui cada vez mais com o papel de uma Universidade Comunitária. "O curso é voltado à formação de pesquisadores em educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do país, das situações cotidianas da escola e seu entorno", explica.

jajj

O mestrando

Enfrentar semanalmente 120 quilômetros de estrada com destino a Chapecó para estudar se tornou rotina para Claudemir Stanqueviski. Ele sai de Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, toda segunda-feira de manhã, para participar das aulas do Mestrado em Educação. Segundo ele, um encontro com amigos e um momento de diálogos de grande crescimento. Só no fim de suas atividades, que entre terça ou quarta-feira, é que ele retorna para sua casa.

"Deparei-me com uma nova realidade de ensino. Comecei a pensar a educação pelo prisma da pesquisa. Confesso que meu motivo para fazer o mestrado era simplesmente a necessidade de um título. Porém, descobri como o curso é a chance que temos de abrir os horizontes para um novo mundo, que é a comunidade científica", conta.

Porém, alguns sacrifícios precisaram ser feitos, como a necessidade de afastamento das atividades, e assim ter mais tempo para as leituras e escritas que o mestrado exige. "Então, nesse momento, metaforicamente, a perspectiva profissional se encontra como uma aposta no futuro", conclui o mestrando.

Inscrição

São 20 vagas disponíveis para o Mestrado em Educação. O candidato deverá se inscrever pelo site até o dia 28 de maio. Após a confirmação do pagamento, ele deve anexar todos os documentos exigidos no edital. Depois da homologação das inscrições, o candidato passará por mais três etapas. A primeira com prova escrita e entrega do memorial, a segunda prova de títulos e análise do memorial. A última etapa é a entrevista.

A lista final dos candidatos classificados será divulgada até dia 31 de julho. A matrícula deve ser realizada entre 2 e 9 de agosto, na Central de Relacionamento da Unochapecó.

Outras oportunidades

Estão abertas também, até o dia 28 de maio, as inscrições para os cursos de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração com 20 vagas. E para o Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, com 15 vagas disponíveis para o mestrado e cinco para o doutorado. Mais informações estão disponíveis no site da Universidade.

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert
Universidade