Inscrições prorrogadas para submissão de trabalhos

Pensando em fomentar a produção científica dentro da Universidade, a Unochapecó promove o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Neste ano o desafio é maior, porque, paralelo ao seminário, acontece o 1º Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação (EPPG). O evento é aberto ao público e busca discutir produções acadêmicas de caráter científico. As inscrições para participar do evento ocorrem até 05 de outubro.

Para a submissão de trabalhos, as inscrições podem ser realizadas até 12 de setembro. Podem apresentar suas pesquisas tanto acadêmicos de graduação e especialização, quanto de mestrados e doutorados. O Seminário acontece entre os dias 23 e 25 de outubro e tem como temática 'A continuação da formação acadêmica e os caminhos da pós-graduação'.

"Os programas de mestrado e doutorado da Unochapecó são uma das grandes possibilidades de qualificação acadêmica e profissional para nossos estudantes de graduação e especialização. Apresentar a eles os caminhos da formação continuada e da importância da pesquisa é um dos grandes objetivos do evento", afirma o organizador geral do Seminário, professor Alexsandro Stumpf.

A edição desse ano traz diversas novidades. Uma delas é a retomada do evento para dentro da Universidade. Outra inovação está na forma como o público pode participar. Buscando melhorar o processo de inscrição e submissão de trabalhos, o Siepe conta com uma plataforma de gestão de eventos. Assim o participante pode fazer a sua inscrição, submeter e acompanhar a avaliação de seus trabalhos, escolher as palestras e atividades que deseja participar e ainda emitir seu certificado digital em uma única plataforma.

O evento

A palestra de abertura acontece no dia 23 de outubro, no Salão de Atos da Unochapecó, a partir das 18h. Será ministrada pela professora da Universidade São Francisco de Assis (Unifin) e presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Patrícia Ullman Palermo. Ela foi escolhida pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul como economista do ano de 2016, e agraciada pelo Jornal Zero Hora com o Prêmio Donna Mulheres que Inspiram, em 2017. A palestrante de abertura abordará o tema 'Uma vida e muitas escolhas', trazendo a importância da formação continuada para a sua prática profissional.

Já nos demais dias, as atividades se concentram no bloco R3 da Instituição, a partir das 8h30. Além da socialização de trabalhos nas modalidades de comunicação oral e pôster, acontecem mesas-redonda, painéis, exposição dos programas e projetos de extensão.

Outros dois palestrantes foram convidados, ambos da Universidade de Passo Fundo (UPF). No dia 24, o professor Cláudio Almir Dalbosco falará sobre 'A pesquisa e o SEU futuro'. Já na noite de encerramento, as atenções estarão voltadas à atual vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, que abordará o tema 'Os caminhos da extensão na formação acadêmica'.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos deverão ser formatados como resumo simples. Segundo o professor Alexsandro, é importante destacar que o resumo 'simples' ficou ainda mais simplificado. "Nas últimas edições do evento, a estrutura dos trabalhos estava entre um resumo simples e um resumo expandido, o que gerava algumas dúvidas para os pesquisadores. Agora, foram seguidas as recomendações da ABNT para estruturação de resumo simples, sintetizando as informações em um limite de 300 palavras." O modelo padrão para as quatro modalidades de submissão encontra-se disponível no site do evento.

A divulgação dos aprovados será no dia 10 de outubro. Todos os trabalhos selecionados para as sessões de apresentação oral ou pôster farão parte do Anais do Siepe. Os três melhores trabalhos de cada uma das quatro áreas temáticas socializados na sessão oral receberão o Prêmio Produção Acadêmica e serão convidados a participar da elaboração de um e-Book, a ser publicado pela Argos Editora da Unochapecó.

Seminario integrado
pesquisa