Inicia amanhã a 3° Jornada do Observatório do Ensino Médio

Texto Ana Vertuoso*

Amanhã (16/05) tem início a 3ª Jornada do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (Oemesc), que reúne profissionais da área da educação para discutir maneiras de melhorar o ensino estadual. O evento é promovido pelo Observatório, um grupo de pesquisa interinstitucional que tem como foco a análise da escolarização média, contextualizada em nível nacional e global. As atividades estão programadas para quinta (16/05) e sexta-feira (17/05), no Salão Nobre da Unochapecó.

Na primeira noite, será realizada a solenidade de abertura, às 19h, seguida por uma mesa de debate. A primeira conversa irá abordar o contexto da reforma do ensino médio, aprovada em fevereiro de 2017, e a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A conversa sobre o tema será liderada pelo professor Luiz Carlos de Freitas e o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, com a coordenação do professor da Unochapecó, Elcio Cecchetti.

Já na sexta-feira (17/05), os inscritos podem participar de mais duas mesas. A primeira conversa da manhã, com início previsto para as 8h, debaterá experiências e projetos oferecidos no ensino médio da região, com apresentação de três casos reais. A escola Tancredo de Almeida Neves mostrará o projeto Ensino Médio Inovador (EMI), enquanto a escola Gomes Carneiro explicará como funciona o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti). Além deles, a escola Marechal Bormann vai falar sobre como funciona o ensino médio regular noturno. A coordenação fica por conta do professor Celso Kraemer.

Na última mesa, prevista para as 10h, os convidados Cássia Ferri, Juares da Silva Thiesen e Norberto Dallabrida vão abordar o futuro do ensino médio em Santa Catarina. Será elencado o papel do Oemesc no processo educacional, já que no momento, a implementação da (BNCC) está ocorrendo com mais ênfase na ensino infantil e fundamental. A mediação será realizada por Willian Simões.

Gestores, licenciandos, professores de ensino médio, estudantes e pais interessados podem participar da Jornada. A inscrição é gratuita, e pode ser feita até hoje a noite no site do evento.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Jornada do observatorio do ensino medio em santa catarina | oemesc | educaçao | unochapeco