Inscrições para concorrer a Bolsa Cultural encerram nesta quarta-feira

Texto Juliane Bee*

Formar profissionais que produzam conhecimento em sua área de atuação de forma criativa, integrar a comunidade e buscar uma conexão entre corpo e mente. Estes são alguns dos objetivos dos programas de Extensão Cultural da Unochapecó, que estão com inscrições abertas. O prazo para participar dos projetos e concorrer a uma bolsa auxílio termina na quarta-feira (01/03). No total são 40 vagas divididas entre os quatros programas: Coro Universitário, Orquestra de Câmara, Grupo de Dança Essência e o Grupo de Teatro Expressão Universitária (GTEU).

Um espaço no qual estudantes, docentes e egressos compartilham suas experiências de vida. Essa é a definição do Grupo de Dança Essência de acordo com a professora Neusa Dendena Kleinubing, coordenadora do projeto. Para ela, o programa possibilita a vivência em dança, explorando suas diversas linguagens estéticas. "Participam do grupos pessoas que possuem experiência com dança e outras que nunca dançaram. Nossa característica é trabalhar com a diversidade e com a potencialidade que cada corpo tem", acrescenta.

Os projetos culturais são abertos à comunidade, mas para concorrer a uma bolsa auxílio o estudante precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial ou a distância da Unochapecó e possuir a disponibilidade de dedicar 10 horas semanais ao projeto.

cfgdthh

Para o estudante do quinto período de Engenharia Elétrica, Emanuel Wassmuth Silva, integrante do Coro Universitário da Unochapecó, a bolsa é um incentivo para se dedicar a aprender mais sobre os assuntos relacionados ao canto coral. Segundo ele, o ambiente descontraído e o objetivo em comum das pessoas que participam formam um espaço para manter amizades e adquirir conhecimento. "Além de ajudar no lado pessoal, participar do Coro Universitário da Unochapecó me ajuda na concentração, foco e liderança".

A seleção

Para participar do Grupo de Dança Essência, os inscritos serão avaliados na quinta-feira (02/03), das 17h40 às 18h20, na sala de dança anexa ao ginásio da Unochapecó. Para quem escolher o grupo de teatro, a seleção também será na quinta-feira, das 18h20 às 19h, no bloco L. Quem optar pelo Coro passará pela seleção na sexta-feira (03/03), das 17h40 às 18h20, no bloco L. Já para a seleção da Orquestra, que também acontece na sexta-feira, das 18h20 às 19h, no mesmo local, o candidato deve levar seu próprio instrumento musical.

Os acadêmicos interessados nas vagas devem entregar os documentos presentes no edital, na Diretoria de Extensão (Bloco B), das 8h30 às 22h, até o dia primeiro de março. Cada selecionado receberá o auxílio de R$ 300 mensal, que será descontado da mensalidade do estudante. Neste primeiro momento, serão escolhidos os bolsistas para cada curso, depois os projetos serão abertos para a participação de toda a comunidade, de forma voluntária.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Projetos de extensão