Inscrições para o Calouros em Ação encerram na próxima quarta-feira (18/09)

Texto Gabriel Kreutz*

Ajudar a comunidade, a partir dos conhecimentos adquiridos na Universidade, é uma experiência fantástica, que marca a trajetória de quem inicia no ensino superior. Aqui na Unochapecó essa atividade é desenvolvida por meio do projeto Calouros em Ação, que substitui a antiga Gincana. As inscrições para este semestre seguem até a próxima quarta-feira (18/09). É o momento para unir sua turma e fazer a diferença.

Nesta edição, novamente, o Calouros em Ação desafia os novos acadêmicos a desenvolverem um projeto de atividade solidária, que tenha relação com o seu curso de origem e com um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Podem participar estudantes ingressantes, regularmente matriculados no 1º período dos cursos de graduação. As equipes deverão ser compostas por no mínimo seis, e no máximo 60 integrantes por curso, além de ser acompanhada por um professor, que deverá ser inscrito junto com a equipe, e fará parte da mesma.

O projeto de atividade solidária deverá ser entregue pela coordenação do curso à Diretoria de Procedimentos Acadêmico (DPA), em uma via assinada por todos integrantes do grupo, pelo professor responsável e coordenador do curso. A homologação dos projetos selecionados será publicada no dia 20 de setembro.

Além da atividade solidária, a equipe poderá pontuar com outras ações. Uma delas é a arrecadação de lacres de alumínio e de tampinhas de garrafas pet. As duas atividades ocorrem em parceria com os ODS e com a Unimed Chapecó. Os lacres integram uma campanha de arrecadação para que eles sejam revertidos em aquisição de cadeiras de rodas. Já as tampinhas fazem parte de uma ação para arrecadar dinheiro para o cuidado de animais de rua. Tanto as tampinhas, quanto os lacres, deverão ser entregues até o dia 14 de novembro, na DPA. Quantidades e formas de pontuação podem ser conferidos no edital.

A equipe com a maior pontuação, após a apresentação do projeto para uma banca de jurados, será premiada. Cada integrante ganhará um vale de R$ 100, que deverá ser utilizado para compra de livros/materiais na Livraria Universitária da Unochapecó.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Ods unochapeco