Inscrições para o projeto Hackatruck encerram nesta quarta

Inovação

Texto Vanessa Marquezzan*

Novembro está chegando, e com ele um caminhão de possibilidades proporcionadas pelo projeto 'Hackatruck Maker Space'. A carreta, que possui tecnologia de última geração, ficará na Unochapecó de 12 a 30 de novembro. Esta é a segunda vez que a Universidade recebe a atividade. Neste ano, uma das novidades é o curso EaD, pré-requisito para participar das atividades presenciais. Os interessados em participar precisam realizar a inscrição até o dia 24 de outubro e concluir o curso a distância até o dia 28 deste mês.

O projeto chega à Unochapecó por meio de uma parceria da Universidade com a IBM Brasil, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Entre as atividades, será desenvolvido um curso gratuito, composto por duas partes, a primeira EaD e a segunda presencial. Podem participar estudantes e egressos da Instituição, que tenham interesse pelo assunto, além de representantes de cinco empresas da área. Todos precisam realizar as duas etapas.

De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade, professor Sandro Silva de Oliveira, a única exigência para participar da parte presencial é a aprovação no curso EaD. "O Hackatruck disponibiliza os materiais e, ao final, o estudante realiza três provas, onde precisa atingir nota acima de sete. Mas é importante que os interessados não percam o prazo de realização do curso", explica.

O curso presencial será formado por duas turmas, com até 28 integrantes cada, uma no turno matutino e outra no vespertino. Durante os cursos, os estudantes realizam diversas atividades, sobre programação swift, internet das coisas (IoT), computação em nuvem, indústria 4.0 e blockchain.

Além de estarem imersos no mundo da tecnologia, os estudantes que participarem da etapa presencial, poderão realizar a prototipagem das ideias que forem desenvolvidas durante o curso. Também, durante o período em que o caminhão estiver na Unochapecó, serão realizadas atividades no período noturno, como palestras e visitas.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Inscricoes