Inscrições para seleção interna da Expocom estão abertas

Texto Luana Poletto*

A pandemia de Covid-19 segue, e com ela, as restrições aos eventos presenciais. Mas o conhecimento não para. Assim o Intercom, maior congresso de comunicação do país, será realizado novamente de forma online. Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Inter-Regiões 2021 ocorrerá no período de 02 a 08 de agosto.

Dentro do evento, acontece a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), uma tradicional premiação dos trabalhos experimentais produzidos pelos estudantes de comunicação de todo o país, que ocorre em três etapas (local, regional e nacional). Poderão concorrer ao prêmio os trabalhos selecionados dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da Unochapecó, produzidos em disciplinas realizadas no ano de 2020.

Na fase interna, o aluno-líder deve submeter  o trabalho para avaliação da Unochapecó até 10/05, por meio do formulário disponível no link. Os estudantes que tiverem trabalhos selecionados na etapa local deverão submeter a proposta para a próxima etapa, a regional, pela plataforma do Intercom, e indicar todos os integrantes do trabalho, inclusive os professores orientadores.

O professor Alexsandro Stumpf, coordenador da etapa interna da Expocom na Unochapecó, orienta que diante do link, o aluno deve acessar e preencher os dados com base nas informações das categorias que ele pode participar. Algumas categorias são específicas de cada curso, e outras são mais abrangentes. “Após o prazo das inscrições, os professores da Unochapecó fazem uma verificação dos trabalhos que foram inscritos. Só pode ser selecionado um trabalho por categoria de cada instituição, então se houver mais que um, estes podem ser realocados ou são priorizados somente os melhores”, comenta.

Após a etapa interna, são divulgados os trabalhos da Unochapecó que poderão se inscrever na etapa regional. Estes têm até o dia 19 de maio para fazer a inscrição. Com isso, os avaliadores online do Intercom Inter-Regiões vão avaliar e classificar os cinco melhores trabalhos de cada região, para a apresentação final, a ser realizada no mês de agosto. Os trabalhos selecionados em cada uma das categorias do prêmio disputam uma vaga para a etapa nacional, que vai ser realizada no final do ano, juntamente com as apresentações de trabalhos científicos.

Além do aluno-líder, todos os outros integrantes do trabalho que quiserem receber a certificação, deverão estar inscritos no evento. A inscrição poderá ser feita até o dia 19/05, por meio do link.

O professor Alexsandro explica que, neste ano, além da Expocom, o Intercom Inter-Regiões também contará com palestras e oficinas que vão ser apresentadas no mês de agosto. Devido à pandemia, os trabalhos científicos (Intercom Júnior ou Grupos de Pesquisa) poderão ser submetidos apenas no Congresso Nacional e não mais aos Congressos Regionais, como ocorria em anos anteriores. O Intercom Nacional ainda não tem data marcada.

O estudante de Jornalismo, Rafael Chiamenti Pedroso, teve seu trabalho classificado para representar a Unochapecó na fase regional do Expocom 2020. 'Âncora' é uma produção em fotojornalismo que aborda o cotidiano com a temática ansiedade. O acadêmico conta que decidiu indicá-la após receber retornos positivos. “Eu percebi que precisava confiar em mim, que o trabalho era bom o suficiente. Quando vi a aprovação, fiquei surpreso, feliz e com vontade de querer investir mais. Ter seu trabalho reconhecido, explorado, analisado e julgado é muito bom. É uma experiência que eu desejo muito que os estudantes passem e que invistam nisso, porque não é só por um momento, é para tua graduação, aquilo vai ficar marcado pra ti”, destaca.

Cronograma de submissão e inscrição:

- Até 10/05: Submissão para seleção interna dos trabalhos da Expocom (via formulário);

- Até 15/05: Resultado da seleção interna (nas redes sociais dos cursos de comunicação da Unochapecó);

- Até 19/05: Inscrição para submissão dos trabalhos selecionados (via plataforma do Intercom);

- Até 21/05: Submissão dos trabalhos (relatório + link do repositório dos produtos).

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Intercom