Inteligência Artificial é tema de capacitação na Unochapecó

Inovação

*Texto Bruna Brum

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Seja ao fazer uma busca no Google ou ao dar um comando de voz no celular para tirar dúvidas com a Siri ou com a Cortana, por exemplo. Tudo isso envolve Inteligência Artificial. Para capacitar os professores, mestrandos e estudantes, a Unochapecó organiza uma série de atividades com o pesquisador Giancarlo Salton. Em outubro do ano passado, o egresso do curso de Ciência da Computação da Unochapecó finalizou o doutorado no Departamento School of Computing, do IE Dublin Institute of Technology, na Irlanda. Lá, ele pesquisou sobre inteligência artificial no processamento de linguagem, tema que integra o conteúdo dos encontros realizados até sexta-feira (18/05) na Universidade.

O convite partiu do Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação, com objetivo de aprimorar os sistemas de Inteligência Artificial na agricultura de precisão. O curso foi pensado em conjunto com o mestrado para entender o que mais se adequa aos trabalhos desenvolvidos, já que trata-se de uma área muito ampla. "Os profissionais têm muita vontade de fazer coisas diferentes, de pensar na inovação, mas nem sempre estão em contato com as possibilidades. Assim, é muito interessante vir para cá e trazer um pouquinho da experiência da Irlanda e abrir esta gama de ideias", diz o pesquisador.

bcxbckxEntre os participantes da capacitação está o coordenador do curso de Ciência da Computação, Sandro Silva de Oliveira, que foi professor e orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Giancarlo. "Os papéis se invertem e eu acho muito interessante e gratificante. Isso mostra como os profissionais saem capacitados da graduação e sem limites. O limite é a imaginação e a vontade das pessoas. Todos tem potencial, mas é preciso desenvolver e ir atrás", finaliza o professor.

Programação

Além do curso prático de 40 horas que Giancarlo está ministrando, também serão realizadas palestras programadas nas áreas de agronomia e computação. A programação conta ainda conta com visitas em propriedades rurais e com uma palestra na quinta edição do Summit chapecó@. Na ocasião, ele falará sobre 'Machine Learning: a inteligência artificial tornando as empresas mais competitivas'. O evento ocorre no dia 16 de maio, às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó. As inscrições estão abertas pelo site e são gratuitas.

*Estagiária, sob orientação de Jessica De Marco
Universidade