Intercâmbio da Uno: uma oportunidade de viver grandes experiências

Texto: Willian Alves*

Conhecer e estudar em outro país é o sonho de muitas pessoas, principalmente de quem está dentro da Universidade e diante de um universo de possibilidades. Para facilitar esse objetivo, a Unochapecó possui o Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica, que possibilita aos estudantes realizarem intercâmbios e cursarem disciplinas da graduação em instituições de outros países. Os interessados devem ficar atentos ao edital, que abre no dia 6 de março.

A seleção dos candidatos é realizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arni), que realiza a intermediação com as instituições parceiras. Desde 2011, a Unochapecó possibilita que os acadêmicos tenham experiências em universidades de outros países e, até hoje, 109 estudantes participaram do programa de intercâmbio.

A coordenadora da Arni, Liana Sonza, destaca que o intercâmbio é uma possibilidade de conviver com pessoas de outras culturas, adquirir novos conhecimentos e se adequar a um novo lugar, formando um cidadão global. “É uma oportunidade de conhecer outras metodologias de ensino e aprofundar o conhecimento de acordo com a área de estudo. Além de conhecer outra perspectiva da profissão escolhida”, complementa.

Para mais informações basta entrar em contato com a Arni, que fica no bloco A da Unochapecó, pelo telefone 3321 8308 ou pelo e-mail internacional@unochapeco.edu.br.

Confira as universidades parceiras da Uno:

Argentina: Universidade Nacional Del NordesteUniversidade Del Museo Social ArgentinoUniversidade Nacional de MisionesUniversidade Nacional de Villa Maria

Canadá: Universidade de Victoria

Espanha: Universidade Rovira i VirgiliUniversidade de Castilla la Mancha

Estados Unidos: Universidade de Illinois

Itália: Fundação Bruno KesslerInstituto Politécnico de BejaUniversidade de MacerataUniversidade de Cagliari

India: VIT University

Portugal: Universidade do PortoUniversidade Portucalense Infante D. HenriqueInstituto Politécnico da Guarda

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert.
Viagens
Intercambio