Inverno também é época de aquecer o coração de quem precisa

Texto Ana Paula Dornelles*

O inverno chegou, a temperatura caiu. Hora de tirar do roupeiro as roupas quentinhas que ninguém mais usa e dar um destino útil a elas, doando-as a quem precisa. Aquele casaco guardado há mais de três invernos e que continua escondido no fundo do guarda-roupa, por exemplo, pode ser essencial para aquecer a vida de outra pessoa. Pensando justamente nisso, a Diretoria de Desenvolvimento Humano da Unochapecó (DDH), por meio da Comissão Uno Solidária, lançou uma campanha para coletar roupas e cobertores. As arrecadações serão destinadas à Secretária de Assistência Social de Chapecó (Seasc).

De acordo com a Assistente Social da DDH e uma das responsáveis pela ação, Katiucia Mortari, contribuir com a comunidade é um dos principais papéis que a Universidade possui. Além disso, ajudar o próximo é uma atitude que enche o coração. "A maioria das pessoas que vêm trazer as coisas, sempre comenta o quanto é bom ajudar alguém. A comunidade acadêmica é muito solidária e participativa em nossas campanhas", destaca.

Para os que desejam contribuir, a campanha, que começou no início do mês, segue até o dia 16 de julho. Os pontos de coleta incluem a Biblioteca da Unochapecó, a Livraria Universitária, a DDH, as quatro Áreas dos cursos de graduação e a Clínica de Fisioterapia.

Calçados do bem

Essa não é a primeira ação realizada pela DDH e pela Uno Solidária. Outra campanha desenvolvida este ano foi a 'Calçados do Bem', em que o objetivo consistiu na arrecadação de calçados para crianças e adultos. A atividade, que aconteceu do dia 15 de abril até 31 de maio, coletou cerca de 1,7 mil pares de calçados e peças de roupas, destinadas a entidades, escolas e famílias de Chapecó.

Comissão Uno Solidária

Para quem não conhece, a Comissão Uno Solidária é a responsável por dar vida às campanhas sociais que acontecem na Unochapecó. Criada em 2015, o principal objetivo é auxiliar em situações de desastres naturais, com o intuito de desenvolver atividades que atendam aos interesses da comunidade em geral. Além disso, busca-se atuar no treinamento e preparo de pessoas que possam auxiliar nessas situações. A equipe é formada por funcionários da Universidade e as ações realizadas por eles visam atender a região Oeste.

Segundo a professora do curso de Psicologia e integrante da Uno Solidária, Maria Carolina Silveira, a Comissão iniciou suas atividades com o desejo de ser mais uma agente na comunidade "Pensávamos no compromisso social de uma instituição comunitária frente às situações de desorganização comunitária decorrente de um desastre, seja ele natural (enchentes, tornados, granizo, seca), ou humano (grandes acidentes, vulnerabilidades sociais)", comenta.

Sobre a campanha para arrecadar agasalhos, Maria conta que a ação foi pensada como forma de auxiliar aqueles que menos possuem. "Quando tivemos a notícia de que o inverno pode ser rigoroso, como temos sentido nos últimos dias, pensamos nesta ação. O objetivo é contribuir com as políticas públicas e entidades que historicamente têm auxiliado as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social", explica.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco.
Uno solidaria
Doacoes