Isabela acabou de nascer e já vai para a faculdade

Texto Jessica De Marco*

Segunda-feira dentro de uma sala de aula. Rotina normal na vida de Tatiana Durlo, não fosse pelo motivo que a levou até lá. Dessa vez, ao invés de ouvir atenta as considerações dos professores do curso de Medicina Veterinária, aproveitou o espaço para contar um pouco sobre sua rotina de mãe, dona de casa, esposa, profissional e estudante. Ritual da qual se orgulha muito em falar. No lugar dos colegas, estavam dois dos seus três filhos. Isabela no colo, tranquila como a mãe, e Vinícius bastante tímido, fugindo das câmeras. Só faltou Antoê, o mais velho, lembrado com frequência.

fotos

Para a pequena Isabela, porém, que acaba de completar seu primeiro mês de vida, acompanhar a mãe na Universidade não é novidade. Apesar da licença maternidade de 90 dias oferecida pela Unochapecó, Tatiana prefere ir às aulas. Por isso, muitas vezes, a melhor solução é trazer a filha junto.

A decisão tem o apoio dos professores e dos colegas, que adoram a presença da pequena. Até ajudam a segurar a bebezinha se for preciso. “Ela fica do meu lado, no bebê conforto, e os professores entendem e colaboram. Parece que a aula fica até mais aconchegante", acrescenta. Mesmo tão preocupada em não deixar os estudos de lado, Tatiana confessa que às vezes é normal faltar algumas aulas, afinal, o bem-estar da filha está em primeiro lugar. Além disso, a amamentação também é uma das suas grandes preocupações, motivo principal que a faz trazer Isabela à Universidade.

A acadêmica se programa para alimentar a filha antes de sair de casa e durante o intervalo das aulas. Quando a caçula fica em casa com a tia, é preciso escapar alguns minutos para poder alimentar a bebê no horário certo. Nesses casos, é um bate-volta. São 15 minutos entre a casa e a Unochapecó. Pouco tempo, na visão da mãe, perto dos benefícios que o percurso representa para a saúde da filha.

Uma vida agitada e feliz

Além de cursar o quinto período de Medicina Veterinária na Unochapecó, Tatiana é graduada em Agronomia e pós-graduada em Suinocultura. Ela ainda é proprietária de um Pet Shop e ama os animais, os quais também dedica parte do seu tempo. Mas, nem mesmo uma gravidez de susto, como ela menciona rindo, foi capaz de interromper esse seu ritmo frenético.

Em meio a essas tarefas surge uma dúvida: como ela consegue conciliar tantas funções e se dedicar com carinho a todas? O semblante sereno da agrônoma já é uma resposta. Com a ajuda dos familiares, conforme faz questão de lembrar, desempenha todas as tarefas, com esmero e orgulho. “Hoje eu vejo como é possível fazer muitas coisas. Chego em casa à noite, tem os temas das crianças, tenho que estudar para as provas. É uma rotina agitada”.

maesDurante toda a conversa, Tatiana não esconde a emoção de ser mãe e olha atentamente para os filhos ao falar sobre a maternidade. Ela é uma das milhares de mulheres do mundo que, apesar da rotina agitada, não a trocaria por nada. “Ser mãe é um sentimento único que só quem é sabe. É se apaixonar por uma pessoa antes mesmo de ela vir ao mundo. É um amor incondicional e somos capazes de trocar tudo por eles. É não ter tempo para si, mas ter pra eles. É amar sem medida”.

A estudante também lembra de seus sonhos e a batalha para conquistar cada um deles. Futuramente, deseja se especializar na área da Medicina Veterinária para, quem sabe um dia, abrir sua tão sonhada clínica. Sonha ainda com um futuro brilhante para os seus filhos e comenta que seu principal objetivo é oferecer qualidade de vida e uma educação digna para cada um deles.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Especial