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Gincana de Economia brasileira será atividade da aula integrada

Educação

Texto Jaine Rodrigues e Mirella Schuch*

 

Dívida externa, taxa de câmbio, inflação, Produto Interno Bruto, balanço de pagamentos, taxa de juros. Estes conceitos estão constantemente em pauta e interferem diretamente em simples atividades do dia a dia. Eles também estão presentes no 'Jogo da Economia Brasileira', que objetiva exercitar conceitos e mecanismos básicos que facilitem a compreensão de acontecimentos na área econômica do país, a partir do lançamento do Plano Real. Os estudantes que participarem da aula integrada de Ciências Econômicas deste semestre terão a oportunidade de conhecer essa realidade. A aula é organizada pela equipe de professores do curso para integrar estudantes de todos os períodos, e será realizada neste sábado (24/08), das 8h às 17h, no Laboratório C, do Bloco R. 

 O jogo envolve perguntas e respostas, ataque e defesa e propõe atingir metas. Em duplas ou trios, os estudantes competem entre si, respondem perguntas sobre a área econômica e são eliminados conforme seus resultados. Haverá premiação para os primeiros e segundos colocados. O software foi desenvolvido pelo economista brasileiro, Paulo Sandroni, e disponibilizado pelos Conselhos Federal e Regional de Economia (Cofecon e Corecon). 

A aula integrada de Ciências Econômicas do primeiro semestre deste ano teve como tema 'Desafios e Potencialidades da região Oeste de Santa Catarina'. O sábado integrado deste semestre conta uma metodologia diferente que, de acordo com um dos organizadores da aula, o professor Cristian Pelizza, aplica na prática a teoria abordada em sala de aula. "No jogo, os alunos devem aplicar a teoria econômica e entender a conjuntura do sistema econômico. A metodologia pode chamar mais a atenção dos estudantes, pois proporciona diversão diante de teorias abstratas abordadas em sala", argumenta.  

A estudante do 2º período, Cauani Gabrielli Debona, participou da aula integrada do último semestre. Ela conta que foi a primeira vez que teve contato mais direto com os colegas dos outros períodos do curso. "Na primeira aula que participei pude ter visões mais amplas sobre a economia e conheci como os outros acadêmicos pensam sobre elas. Para a aula deste sábado, espero que seja dinâmico e imagino que será divertido", comenta.

Ao refletir sobre a contribuição das aulas integradas na formação dos estudantes de Ciências Econômicas, a coordenadora do curso, professora Bruna Furlanetto, afirma que a atividade integrada é sempre pensada e construída pelo corpo docente no intuito de proporcionar aos acadêmicos uma interação entre todos e possibilitar que utilizem, na resolução da atividade, conhecimentos adquiridos ao longo do curso. "Todo este processo contribui de forma significativa na formação do estudante, como trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e sair da zona de conforto. São situações que provavelmente serão enfrentadas no mercado de trabalho", conclui Bruna. 

 

*Estagiarias da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

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