Jornada acadêmica aborda a relação da tecnologia com o meio ambiente

Texto Juliane Bee*

Pensando na integração dos cursos da Área de Ciências Exatas e Ambientais (Acea), a Unochapecó realiza entre os dias 8 a 12 de maio, a XVI Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias. A programação tem início na próxima segunda-feira (08/05), com a palestra 'O papel da tecnologia para uma sociedade contemporânea sustentável', ministrada pelo filósofo Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé. O evento inicia às 19h30, no Salão Nobre do Lang Palace Hotel.

A Jornada Acea está em sua décima sexta edição e, de acordo com o diretor da Área de Ciências Exatas e Ambientais, professor Carlos Eduardo Nunes Torrescasana, tem como objetivo abordar ciência e tecnologia e sua relação direta com a sociedade. Segundo ele, além da programação específica para cada um dos 14 cursos da área, procura-se também integrar um assunto comum a todos, como a palestra de abertura, 'O papel da tecnologia para uma sociedade contemporânea sustentável'. "A jornada deste ano traz o professor Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé, que participa com outros filósofos, como Mário Sérgio Cortella, de um programa chamado Café Filosófico. Com a palestra, queremos que a Acea faça uma reflexão sobre sua relação com a sociedade, questões éticas ligadas à tecnologia e o que a aproxima e afasta de outras ciências", afirma.

Mais de mil estudantes dos cursos de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Matemática; Medicina Veterinária; e Sistemas de Informação participam do evento. Durante cinco dias serão ofertadas mais de 60 atividades, divididas entre minicursos, oficinas, palestras e workshops.

A estudante do terceiro período de Engenharia Química, Flávia Comachio, conta que é a primeira vez que participa da Jornada Acea e que, assim que foi lançado o evento, se inscreveu no site da Unochapecó. Segundo a acadêmica, o minicurso de produção de cerveja artesanal, ministrado pelo professor Murilo Cesar Costelli, foi o que mais chamou sua atenção, por trabalhar um tema diferente dos conteúdos abordados em sala de aula. "A semana acadêmica é uma oportunidade de conversar com pessoas formadas, descobrir que áreas você mais se identifica e como trabalhar essa ideia, além de abrir o leque de possibilidades".

O palestrante

Filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé é pós-doutor em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é vice-diretor, coordenador e professor na Faculdade de Comunicação da FAAP. O professor também leciona na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Colunista do jornal Folha de São Paulo há seis anos, Pondé é autor de 12 livros, entre eles, 'Filosofia Para Corajosos', 'A Era do Ressentimento' e o 'Guia Politicamente Incorreto da Filosofia'.

A programação da Jornada Acea pode ser conferida no site da Unochapecó.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Jornada acea
Área de ciências exatas e ambientais