Webmail
Menu Busca

Jornada Acadêmica de Odontologia lembra os 10 anos da criação do curso

Educação

Texto Gabriel Kreutz*

 

Criado em 2009, o curso de Odontologia da Unochapecó, em sua curta história de 10 anos, já foi responsável por grandes avanços da área odontológica de Chapecó e região. Para se ter uma ideia, já são mais de 400 profissionais formados, e cerca de 7 mil atendimentos à comunidade realizados, somente em 2018, na Clínica Escola de Odontologia por estudantes sob supervisão de professores. Para comemorar esse momento e todo o desenvolvimento da região através de implementação do curso, que foi o primeiro da àrea na cidade, foi realizada uma celebração na última quarta-feira (23/10), no Salão Nobre da Universidade.

O coordenador, Diogo de Oliveira, lembrou algumas das conquistas do curso

O coordenador do curso, professor Diogo Alexander de Oliveira, destaca que, para chegar até essa data especial, muitas pessoas ajudaram a construir a história. "Por isso esses momentos de comemoração são importantes, para refletir sobre o quanto nós andamos e evoluímos ao longo do tempo, e também para pensar no futuro, saber aonde nós queremos chegar. Com certeza o curso de Odontologia quer chegar longe, e falo isso não só por mim, mas também pelos meus colegas professores, que conheço bem e sei da dedicação e comprometimento de cada um", exclama.

Para chegar aos 10 anos, o professor destaca que melhorias são desenvolvidas constantemente, com o objetivo de preparar profissionais cada vez mais capacitados para atuar no mercado de trabalho. "Alguns exemplos recentes disso foram a revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da matriz curricular, e também a inserção dos nossos estudantes como estagiários da Rede Municipal de Saúde Bucal".

A atividade também marcou o início da Jornada Acadêmica do curso, que segue até a sexta-feira (25/10), e o lançamento do Clube do Egresso de Odontologia. Segundo Diogo, a ideia de trazer os profissionais formados pelo curso surgiu ainda no semestre passado. "Essa é uma iniciativa que visa manter o relacionamento da Universidade com os ex-estudantes, para que eles não sejam apenas ex-estudantes, mas sim, sempre nossos parceiros. É uma forma de manter esse contato com eles sempre atualizado", completa.

 

O professor Mauro Antonio Dall Agnol foi o primeiro coordenador do curso

Orgulho em fazer parte

O professor Mauro Antonio Dall Agnol faz parte da história do curso, desde o seu projeto, até hoje. Ele ajudou a construir a proposta do curso, e foi o primeiro coordenador, em 2009. "Começamos o curso com uma turma que veio e acreditou na Unochapecó, e nos deu o maior orgulho em percorrer, junto com a gente, um território que foi se estruturando ao longo do tempo", relata.

Mauro conta, também, que uma das principais conquistas do curso foi conseguir inaugurar, em agosto de 2010, a Clínica Escola de Odontologia, algo que contribuiu muito para formação dos profissionais e para o atendimento à comunidade. "Com orgulho podemos comemorar 10 anos, com acertos e erros, mas com a certeza de que vamos ser cada vez melhores. Desejo que essa essência de coletividade, que fez o curso acontecer, que fez a gente chegar aqui vitoriosos na trajetória, sempre nos acompanhe".

Tanto para quem está desde o início, quanto para quem está começando sua trajetória profissional, o sentimento de orgulho em fazer parte do curso é o mesmo. O presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, estudante João Vitor de Meira Garbin, ressalta que participar dessa comemoração dos 10 anos é motivo de alegria. "Felizmente eu escolhi esta Universidade e esse curso para minha vida. No começo não sabia muito bem como seria, mas não me arrependo nem um pouco, sou muito feliz em fazer parte desse time da Odonto da Unochapecó", finaliza.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Odontologia
Clinica escola de odontologia
10 anos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Pós-Graduação UNOCHAPECÓ
Chame no Whatsapp