Minha Uno
Menu Busca

Jornalismo é o desafio de se reinventar todo dia

Profissão

Texto Gabriel Kreutz e Jessica De Marco*

 

Dificilmente alguém imaginou que passaria por algo como essa pandemia que estamos vivendo. Em meio a um cenário crítico e de incertezas, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde têm se destacado pelo importante trabalho desempenhado. Mas não podemos esquecer de outro profissional que também exerce um papel fundamental: o jornalista. É ele o responsável por repassar todas as informações para a sociedade, de forma ética e responsável. E hoje, dia 07 de abril, é comemorado o dia dele. Nada melhor do que aproveitar a data para mostrar um pouco os desafios da profissão, especialmente diante de um mundo repleto de informações.

Ao mesmo tempo em que temos que nos adaptar de diversas formas neste momento, o ato de informar também passa por vários obstáculos. O principal deles é conseguir levar a verdade, quando se espalham, em velocidade surpreendente, notícias falsas. Apesar dessa ‘desinformação’ não ser nova, foi nos últimos anos que ela ficou popularizada como fake news. Na época em que ingressou na Universidade, em 2009, a egressa e professora do curso de Jornalismo da Unochapecó, Ana Bourscheid, afirma que o cenário era bem diferente. 

“Quando fiz a graduação em Jornalismo, tratava-se da mentira, do boato como um dos desafios da apuração jornalística, fatores intrínsecos ao jornalismo e ao seu processo de produção. Fator esse que continua sendo um desafio para o jornalista e entendo que o desafio foi ampliado, uma vez que, com o imediatismo das redes sociais digitais, o processo de apuração e checagem das informações precisa ser mais ágil e ao mesmo tempo feito de forma aprofundada, para esclarecer ao cidadão a verdade dos fatos”, comenta a professora.

O papel do jornalista consiste, portanto, em um constante e incansável compromisso pela busca da veracidade dos acontecimentos, tendo como premissa fundamental transmitir informações que agregam valor para a formação da opinião dos indivíduos.

“Cabe ao jornalista checar, apurar e verificar de forma aprofundada quantas vezes forem necessárias antes de produzir e divulgar um conteúdo noticioso. É isso que difere o trabalho do jornalista profissional de produções falsas e infundadas. Entendo que o jornalista auxilia no combate às fake news quando, em seu processo de produção jornalística, não deixa de lado o compromisso profissional primordial, a busca pela verdade”, complementa. 

Hugo é professor do curso de Jornalismo da Unochapecó há 21 anos

O papel do jornalista

Formado em 1977 e professor do curso de Jornalismo da Unochapecó há 21 anos, Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira acredita que, mais do que nunca, o jornalista se torna um elemento importante na sociedade. “Ao contrário do que muitos pensam, pelas próprias conveniências e pelas facilidades concedidas pelas redes sociais, o jornalista cada vez mais se torna elemento importante, com trabalho individual sério e pela seriedade dos veículos que atuam com a consciência do que representam na sociedade. A formação é fundamental, mas são imprescindíveis a consciência profissional, o conhecimento das técnicas da profissão e, acima de tudo, a sensatez e o comportamento ético, dos quais não se pode afastar um segundo”. 

O jornalista, que teve seu primeiro texto publicado em 1972, quando ainda estava no segundo ano do ensino médio, viu muitas transformações acontecerem dentro da profissão, e afirma que o jornalista precisa se reinventar constantemente.

“O jornalista deve ter inquietude, questionar posturas, duvidar das coisas, azucrinar posicionamentos e manter olhar crítico sobre a própria atividade. Precisa ter instinto, estar absolutamente informado das coisas do mundo, ler muito e escrever melhor ainda, desenvolver o vocabulário, exercitar a memória, para poder ver, entender e contar bem os fatos”, completa.

Na Unochapecó, o projeto pedagógico do curso de Jornalismo prevê a formação de profissionais jornalistas humanistas, críticos, reflexivos e éticos. Capacitados para atuarem como produtores intelectuais e agentes da cidadania, a partir de um currículo formativo baseado em fundamentação teórica e técnica, com o objetivo de preparar esses estudantes para atuarem em um cenário plural e complexo, característico da sociedade contemporânea. Para saber mais acesse aqui

 

*Jornalistas - Assessoria de Imprensa Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Jornalismo
Dia do jornalista

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image