LabChecking é apresentado no 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Texto Fernando Bortoluzzi*

Saber identificar uma fake news é um dos principais deveres de um profissional jornalista. Entretanto, com a crescente disseminação de conteúdos falsos, torna-se necessária a orientação do público para a checagem das informações, a fim de combater esta prática maliciosa. Este é o propósito do LabChecking, o projeto de extensão universitária do curso de Jornalismo apresentado no 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, no Paraná, nos dias 26 e 27 de abril.

O LabChecking - Laboratório de  Alfabetização Midiática e Informacional, é uma iniciativa aprovada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão - Fapex e visa, a partir da alfabetização midiática e informacional, qualificar jovens do ensino médio público chapecoense para a checagem da veracidade dos conteúdos publicados na internet, em especial nas redes sociais digitais, e a alfabetização midiática informacional.

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) ocorre anualmente, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e reúne professores e estudantes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista.

O trabalho 'LabChecking - a prática extensionista no enfrentamento às Fake News' foi apresentado no ENPJ pela coordenadora do projeto, professora Ana Paula Bourscheid, e pela bolsista do quinto período Valeria Romanzini Cenci. O relato de experiência foi apresentado no Grupo de Trabalho 'Atividades de extensão', no primeiro dia do evento, e abordou as ações da primeira fase do projeto, realizada no segundo semestre de 2018 com os alunos do terceiro ano da Escola Tancredo de Almeida Neves localizada no bairro Efapi, em Chapecó.

Segundo a professora Ana Paula Bourscheid, o trabalho foi uma iniciativa inovadora no encontro, pois a maioria dos projetos apresentados faziam abordagens relacionadas a práticas de laboratórios e às experiências dos alunos. "Então apresentamos essa contribuição para área, visto que nós atendemos à comunidade e a trazemos para a universidade", afirma. A professora Ana destaca que o projeto  recebeu devolutivas interessantes e ideias de como continuar, com sugestões de adaptação.

Para a estudante Valéria Cenci, uma das únicas bolsistas a ir ao encontro nacional, a oportunidade foi uma experiência muito rica. "Além de estar presente em debates sobre o futuro de ensino de jornalismo no país, pude conhecer teóricos e professores de jornalismo de várias universidades renomadas. Uma oportunidade ímpar de construir uma rede de contatos no ambiente teórico do jornalismo. Além disso, com a apresentação do LabChecking, pudemos mostrar o que está sendo feito na Unochapecó e aprender com experiências de outros ambientes", comenta.

A professora Ana salienta a importância da participação dos estudantes no evento. "É um lugar onde a gente discute currículo, matriz e muitas vezes não se discute com o aluno, apenas entre professores", destaca. Como resultados, Ana destaca a visibilidade do curso de Jornalismo da Unochapecó, a oportunidade de mostrar a prática extensionista do curso, e a troca de experiências.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Labchecking