Minha Uno
Menu Busca

Laboratório de Análises de Alimentos recebe acreditação do Inmetro

Saúde

Exigências em relação à segurança alimentar são cada vez mais rigorosas, envolvendo certificação ou acreditação de análises, rastreabilidade e padrões sanitários dos produtos e processos na produção de alimentos e na potabilidade da água.

Sensível às exigências impostas pelo mercado, desde a última década, diversas esferas do governo têm tomado iniciativas para estabelecer uma posição competitiva e sustentável para os produtos agrícolas brasileiros, nos mercados internos e internacional. A Fundeste, por meio de sua mantida Unochapecó, vem ao encontro das necessidades tanto do mercado quanto dos órgão governamentais, colocando a disposição da comunidade análises microbiológicas de alimentos e de água com resultados representativos e confiáveis, acreditadas conforme requisitos da ABNT ISO/IEC 17025:2005, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instrituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

A ISO 17025:2005 prevê uma série de requisitos que definem a rotinalabalimentosde um laboratório, desde a compra dos insumos até a capacitação dos profissionais. “Ter uma análise acreditada conforme requisitos da ISO 17025 é basicamente a comprovação de competência nos serviços prestados”, afirma a técnica e coordenadora do Laboratório de Análises de Alimentos (LAA), Débora Carneiro Leite. De acordo com ela, o laboratório atua de acordo com as requisitos há três anos e o selo atesta a qualidade dos serviços realizados por ele.

 

Um avanço para a região

A iniciativa e o investimento envolvendo a acreditação partiu da Unochapecó, com o objetivo de suprir as necessidades da região. O Inmetro é o órgão responsável pelas avaliações de todos os laboratórios do país.

“As exigências são cada vez mais rigorosas em relação à segurança alimentar. Por meio do reconhecimento do Inmetro, as possibilidades dos nossos clientes são maiores, pois eles podem comprovar a qualidade dos produtos”, comenta a coordenadora do LAA, professora Rose Mendes. Um laudo fornecido através de um laboratório acreditado é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Santa Catarina, poucos laboratórios são reconhecidos pelo Inmetro. A maior parte dos clientes do LAA são pequenas empresas e agricultores familiares, e por isso, não possuem uma estrutura própria para realizar as análises. "O nosso trabalho visa prestar assistência para os agricultores familiares, com a mesma excelência disponível em grandes empresas alimentícias. O laboratório preza pela acessibilidade, e está disponível para toda a comunidade ”, afirma Rose.

A partir de agora, o desafio do LAA é tornar-se visível no cenário de análises de alimentos e água, por meio de parcerias e divulgações. Além disso, também serão realizados credenciamentos no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Outras informações sobre o LAA podem ser obtidas através do e-mail lab.alimentos@unochapeco.edu.br ou pelos telefones (49) 3321-8391 / 3321 8346.

 

COMPARTILHE
TAGS
Laboratório de alimentos
Inmetro
Acreditação

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image