Laboratório de Testes de Software da Unochapecó é referência no estado

Inovação

Texto Juliane Bee*

Imagine que você esteja em uma loja. Depois de escolher um produto e pagar por ele, o vendedor lhe entrega o troco e também um papel geralmente amarelo: o cupom fiscal. Nele está especificado o nome da loja, o CNPJ, o que foi comprado, a hora e o valor, formalizando a compra. Porém, até chegar às mãos do cliente, existe um longo caminho. Esse documento é impresso pelo Emissor de Cupom Fiscal (ECF), um equipamento que possui um software especializado que automatiza essa operação. Para que esse processo seja autorizado, é necessário uma análise funcional, realizada por uma entidade técnica credenciada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O Laboratório de Testes de Software da Unochapecó, considerado referência em Santa Catarina, é um dos órgãos preparados para homologar esses sistemas.

Criado em 2009, o Laboratório de Testes de Software da Universidade é conveniado ao Confaz, em Brasília, o que permite a realização de emissões de laudos técnicos dos Programas de Aplicativos Fiscais (PAF's). Ao longo dos nove anos de atuação, foram emitidos mais de 270 laudos para empresas de todo o Brasil. A maior parte dos clientes são de Santa Catarina, seguidos do Rio Grande do Sul e Paraná.

Conforme o coordenador do laboratório, professor Radamés Pereira, todos os softwares precisam ser avaliados por entidades credenciadas ao Confaz para que possam ser utilizados no varejo. Portanto, as empresas procuram a Universidade a fim de homologar seus sistemas PAF's.

O técnico Fernando conversa com os representantes de uma empresa durante a homologação

Para as empresas que precisam desse tipo de serviço, o técnico do laboratório, Fernando Altir Bastian, explica que são necessários dois dias para homologação, pois o processo pode levar até 20h. O valor é de R$ 3,5 mil, incluso um teste preliminar. A verificação é presencial, mas o teste pode ser realizado remotamente. Após o laudo, a validade da análise funcional é de 24 meses. Os interessados em homologar seus sistemas podem entrar em contato pelo email lts@unochapeco.edu.br ou pelo telefone 3321-8323.

Entre computadores e números

Vinculado aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unochapecó, o laboratório é uma oportunidade dos acadêmicos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Entre os computadores e os números, está o estudante do quinto período de Sistemas de Informação, Anderson de Camargo. Há mais de seis meses estagiando no local, ele percebe sua bagagem de conhecimento crescendo cada dia mais. "Estamos sempre em contato com a tecnologia das empresas da região, conhecendo diferentes maneiras de solucionar problemas. Além disso, é uma boa oportunidade de networking", conta.

O Laboratório é parceiro da Epagri, do Hospital Regional e também desenvolve cursos de programação de computadores. O objetivo é disseminar a prática profissional e dar oportunidades de emprego e renda para a comunidade. "Uma forma de preparar o cidadão para os desafios da nova sociedade do conhecimento", acrescenta o professor Radamés.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Sistemas de informacao
Laboratorio de testes de software
Ciencia da computacao