Lançada a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

Texto Jessica De Marco*

Engana-se quem pensa que a sustentabilidade está ligada exclusivamente às questões ambientais. O conceito, na verdade, é dividido em três pilares, que além do ambiental inclui também o econômico e o social. Um empreendimento, portanto, é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Como forma de reconhecer as empresas e entidades vinculadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com as melhores práticas sustentáveis, foi lançada na noite de ontem (17/04) a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade.

Presidente da ACIC falou sobre o eixo econômico

A iniciativa busca também difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, promovendo rumos para a sustentabilidade, e estimular as organizações a alinharem suas ações de gestão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). "Esta iniciativa surgiu por meio do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC. Nós analisamos e entendemos que Chapecó e o Oeste catarinense já estão preparados sim para começar a falar mais sobre sustentabilidade. Dentro de tantas preocupações que o empresário tem hoje, talvez o assunto não esteja na prioridade das suas ações, mas ele já está pronto para trabalhar o tema. Há, por exemplo, empresas com programas de sustentabilidade já implantados em suas organizações colhendo bons resultados", comenta o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi.

Independente do tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações, seja com a promoção de qualidade de vida aos seus colaboradores e familiares, a preservação de recursos ambientais, o desenvolvimento de atividades de incentivo à educação, o controle de desperdícios, entre outros. Para mostrar, na prática, como estas ações são desenvolvidas, foram apresentados durante o lançamento exemplos dos três eixos da sustentabilidade.

Prefeito Luciano Buligon apresentou o eixo ambiental

Para o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o município é caracterizado por iniciativas comunitárias com envolvimento das entidades. "A universidade, o poder público e os empreendedores unidos para o lançamento de um projeto que vai melhorar a vida de todos e incentivar iniciativas positivas. É a cara de Chapecó esse projeto, porque representa a união de forças para alcançar objetivos comuns", comenta.

A Unochapecó, enquanto universidade comunitária, cumpre o seu papel ao apoiar e incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis. "Para nós, da Unochapecó, é um momento muito importante participar de um evento como esse, com a ACIC, que representa a força econômica da nossa região, e com o município, que a gente tem a oportunidade de acompanhar sua preocupação ambiental, econômica e social. Que as empresas possam ver nessa atividade o quanto sua atuação pode fazer a diferença na vida das pessoas. Se a gente fizer entender o papel que elas têm e a contribuição que podem trazer para a região, já vamos atingir o objetivo esperado", finaliza o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Reitor da Unochapecó falou sobre o eixo social

Inscrições

As inscrições para a premiação das melhores práticas de sustentabilidade podem ser efetuadas de acordo com a ênfase da prática em cada dimensão da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Qualquer empresa associada ou nucleada à ACIC pode participar, com a escolha de apenas uma das dimensões da sustentabilidade. O relato deve indicar de que maneira a dimensão da prática de sustentabilidade é incorporada na empresa para concorrer ao prêmio. Outro aspecto a ser observado na inscrição é o porte da empresa: micro e pequena, média e grande.

As inscrições poderão ser feitas no período de 02 a 31 de maio. A homologação das inscrições será no dia 17 de junho, a apuração dos resultados no dia 22 de julho e a entrega da premiação será em evento no dia 29 de agosto. As inscrições serão exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico que estará disponível no site da ACIC

Mais informações podem ser obtidas com os integrantes do grupo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos3@acichapeco.com.br.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Premio acic de sustentabilidade