Liga do Mercado Financeiro é criada na Unochapecó

Mercado

Texto Paula Taffarel Benetti*

Estudantes e egressos do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó lançam a primeira Liga de estudos e pesquisas do Oeste catarinense. A Liga do Mercado Financeiro, que tem o objetivo de colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula, será apresentada nesta quarta-feira (20/09), às 19h, no auditório do bloco R3 da Unochapecó. O evento é aberto ao público e contará com a palestra 'Mercados de investimentos', ministrada pelo representante da empresa Futuro Investimentos, Evandro Piana, que atua há 15 anos no mercado de capitais.

As Ligas já existem em outras universidades do país e funcionam como grupos de estudos no qual os envolvidos buscam aperfeiçoar conhecimentos, desenvolver habilidades gerenciais para seu currículo, além de qualificar-se para atuar no mundo das finanças. A iniciativa é pioneira na região e surge na Unochapecó com o objetivo de qualificar os estudos na área do mercado financeiro.

Conforme o presidente da Liga e egresso do curso de Ciências Econômicas, Douglas Klein, entre as atividades desenvolvidas está a realização de palestras, visitas técnicas em instituições financeiras, além da participação em competições relacionadas ao mercado financeiro. De acordo com o presidente, um dos objetivos é associar a teoria com a prática. “O mercado financeiro é complexo e está em constante mudança. Tratar dos assuntos na prática oportuniza a formação e a qualificação dos profissionais que atuam nesta área”, ressalta.

Como funciona

A Liga do Mercado Financeiro da Unochapecó é coordenada por uma diretoria formada por alunos e egressos do curso de Ciências Econômicas e conta com a supervisão do coordenador do curso, professor Áureo Leandro Haag. Para ele, o movimento desenvolvido na Universidade visa desmistificar o mercado financeiro. Áureo comenta que a Liga é uma forma de conectar estudantes e profissionais que já atuam no mercado.

Douglas explica que a diretoria tem trabalhado na elaboração dos estatutos e regulamentos da Liga. Após a conclusão dos trâmites legais, será aberto edital para a seleção de novos membros que irão integrar os grupos de estudo. Além dos estudantes de Ciências Econômicas, o presidente reforça que a Liga é aberta para a participação da área da Administração e Ciências Contábeis, bem como de outros cursos que tenham interesse em atuar e entender o mercado financeiro.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Ana Paula Bourscheid
mercado