Minha Uno
Menu Busca

Livro da Editora Argos recebe prêmio da Academia Brasileira de Letras

Cultura

Texto Ana Vertuoso*

 

Seja em prosa ou verso, ficção ou realidade, a literatura é, sem dúvidas, a melhor maneira de conhecer outros lugares. Essa arte nos permite viver outras vidas e aprender mais sobre a história de nossa sociedade através das narrativas de diversos autores. Por isso, nada mais justo do que homenagear quem estuda a arte das histórias há quase cinco décadas. Na próxima terça-feira (19/11), o professor e escritor Roberto Acízelo de Souza receberá o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro 'E a literatura, hoje?', publicado pela Argos Editora da Unochapecó.

A obra reúne trabalhos representativos dos estudos do autor. São ensaios e entrevistas, produzidos entre 2014 e 2016, que abordam diversos temas e objetos. Ao longo das páginas, o livro trata de questões literárias e sócio-político-culturais da atualidade, como o lugar da literatura e das humanidades na era da diversidade. Apesar da objetividade e rigor típicos da escrita acadêmica, os textos são claros e fluentes, o que facilita a leitura para públicos de diversas formações.

Além de escritor, Acízelo é um dos principais nomes de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira do país, e é professor universitário desde 1977. Das dezenas de livros já publicados, seis foram com a Argos. O primeiro deles, 'Uma Ideia Moderna de Literatura', foi lançado há oito anos, já esgotado, teve nova reedição em 2018. Desde então, a parceria já resultou em prêmios importantes, como o Jabuti, considerado o mais tradicional do país, e concedido à obra 'Do mito das Musas à Razão das Letras', em 2014.

Para a assessora da Argos, professora Rosane Meneghetti Silveira, a homenagem da Academia, assim como de outras premiações, é fundamental para o reconhecimento da importância da Editora. "Receber o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, um dos mais relevantes prêmios da Literatura e que tem contemplado, por meio da Academia Brasileira de Letras, autores renomados, é importante porque divulga o trabalho da Argos e leva o nome da Unochapecó para outros espaços", ressalta. A premiação será realizada no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, a partir das 17h.

 

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Editora argos
E a literatura hoje?
Academia brasileira de letras

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image