Livro “Do mito das Musas à razão das Letras” recebe prêmio nacional
“Do mito das Musas à razão das Letras” é uma obra literária que reúne textos representativos e reflexivos sobre as práticas literárias no período entre o século VIII a.C ao XVIII. O livro, de autoria de Roberto Acízelo de Souza e publicado pela Argos Editora da Unochapecó, recebeu o prêmio da Academia Brasileira de Letras de 2015, na categoria Ensaio, Crítica e História Literária.
O prêmio, que consiste no valor de R$50 mil e um diploma, será entregue em uma solenidade no dia 16 de Julho, às 17h, na cidade de Rio de Janeiro. O reconhecimento proveniente da Academia Brasileira de Letras é de extrema importância para o meio literário e para a obra.
Para o autor, a notícia foi recepcionada com bastante emoção. Ele afirma que o prêmio fomentou um reconhecimento de meses de pesquisa, que resultaram na publicação do livro. "A homenagem é uma forma de destacar a qualidade e a importância do livro para o cenário regional, nacional e internacional", destaca Roberto.
Muitos dos textos contidos nas 1072 páginas do livro, eram até então inéditos para o português e demais línguas. Devido a quantia variada de textos, que representam os diversos períodos da história, o livro trata-se de uma produção de extrema importância para os estudos literários.
Para o coordenador da Editora, Prof. Dirceu Hermes, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho da Argos e a demonstração de que a parceria com os autores vem gerando ótimos resultados. "A Argos é referência entre as editoras do país, devido a credibilidade de suas publicações, e a seriedade com que trata a qualidade gráfica, textual e a distribuição de seus livros", salienta Dirceu.
Com 23 anos de atuação no mercado, a Argos visa contribuir para os objetivos da Unochapecó. A editora compromete-se com a produção científica, qualidade acadêmica, gestão democrática, e procura atuar e influenciar na sociedade.