Lorelay Fox e Daniel Bramatti palestram no último dia da Vértice

Texto Juliane Bee*

E nesta sexta-feira (22/09) chegou ao fim a Vértice - Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Comunicação e Design da Unochapecó. Durante cinco dias, foram ofertadas oficinas e palestras ministradas por profissionais reconhecidos nacionalmente em suas respectivas áreas. Para encerrar o evento, a youtuber Lorelay Fox palestrou sobre a 'Criatividade, influenciadores e marcas', no Salão de Atos da Universidade. No mesmo horário, o jornalista do portal Estadão, Daniel Brahmatti, abordou as 'Perspectivas em jornalismo de dados', no auditório do Bloco R.

"Nunca vi o Salão de Atos lotado às 19h". Com essas palavras a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Jacira Medrona, deu início a última palestra da Vértice. Mais de 200 pessoas ouviram a youtuber, publicitária e dragqueen, Lorelay Fox, falar sobre como é ser uma influenciadora digital e os desafios de criar um conteúdo criativo para a internet. O segredo para a criatividade? Segundo ela, o desespero. "Deixar fluir não funciona para mim. Preciso estar sob pressão, assim consigo canalizar minha energia no que estou fazendo", conta.

Em sua fala, Lorelay também abordou o posicionamento das marcas em relação a comunidade LGBT e a importância de se discutir esse tema dentro da Universidade. Para a publicitária, é muito gratificante receber o convite para palestrar aos cursos de comunicação. "Olho para o público que está me assistindo e me reconheço, porque já estive no lugar deles. Só que na minha época, não tinha ninguém que falava sobre isso, muito menos uma dragqueen. O mundo dá voltas e hoje eu estou aqui", relata.

Depois da palestra, a youtuber participou da festa de encerramento da Vértice, realizada na Cervejaria Dalla. Lorelay performou a música 'O tempo não para', de Cazuza, e encantou quem estava presente com seu carisma, originalidade, audácia e talento.

ddd

A importância do jornalismo investigativo

Ainda na sexta-feira, a palestra 'Perspectivas em jornalismo de dados' foi ministrada por Daniel Bramatti. O jornalista é diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do Estadão Dados, um núcleo de profissionais dedicados a capturar e tratar informações usando técnicas estatísticas, algoritmos e formas visuais de apresentação.

Segundo ele, o jornalismo de base de dados é uma atividade relativamente nova na imprensa brasileira, que consiste no uso de tecnologia para extrair informação de base de dados. "O modelo continua uma tendência que começou nos Estados Unidos, antes da internet, que usava computadores para analisar bases de informação públicas de uma forma mais precisa".

Daniel explica que não se trata de um jornalismo avesso ao tradicional, e sim um complemento ao trabalho do jornalista. "Ao invés de usar fontes tradicionais, entrevistamos dados e interpretamos o que eles nos dizem. Da mesma forma que uma entrevista 'normal', precisamos fazer as perguntas corretas", finaliza.

A primeira de muitas

A Semana Acadêmica reuniu os cursos de Design, Design de Moda, Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Essa foi a primeira vez que os cursos de Comunicação e Design da Unochapecó experimentaram essa integração. Pelo jeito, a iniciativa caiu no gosto dos acadêmicos. Para a estudante do sexto período do curso jornalismo, Bruna Brum, o evento contribuiu muito para sua formação. Durante a semana, ela participou de oficinas que não eram voltadas especificamente ao jornalismo e que contribuíram para ampliar o olhar sobre a comunicação e o mundo atual. "Foi possível sair da zona de conforto e experimentar outras ferramentas que não vemos em sala de forma aprofundada, como a oficina de edição de vídeo", conta.

Organizar uma semana acadêmica com diversas oficinas e palestras integradas é um desafio, mas segundo o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, a tarefa foi cumprida com êxito e gosto de quero mais. "O evento foi trabalhoso, pois tivemos que elaborar palestras e oficinas que agregassem a todos os estudantes. Mas valeu muito a pena, porque os alunos apoiaram a ideia e participaram ativamente das atividades".

A partir dessa semana, os estudantes receberão via e-mail uma pesquisa de avaliação para que possam dar sua opinião sobre a Vértice. Porém, o professor Vagner já adianta que, devido ao sucesso do evento, os cursos tem tudo para repetir essa parceria no próximo ano.

ddd

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Vertice
Semana academica integrada